10 fevereiro, 2014

CARTA. De Gandhi para Hitler

Warda, 23 de julho de 1939
Querido amigo,
Amigos têm me pedido com veemência que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido a esse pedido, pois eu sinto que qualquer carta minha para você seria impertinente. Algo me diz que eu não devo hesitar sobre isso e devo fazer meu apelo, que pode valer a pena.
Está bem claro agora que você é o único homem no mundo que pode impedir uma guerra que poderá levar a humanidade ao estado de selvageria. Você deve pagar esse preço por algo, por valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, antecipo minhas desculpas, caso tenha errado em escrever para você.
Eu permaneço
Seu sincero amigo
M. K. Gandhi

HERR HITLER
BERLIM
ALEMANHA

A carta acima está arquivada no Mani Bhavan (Gandhi Museum), em Mumbai.
Pede a Hitler para reconsiderar suas políticas que levam à guerra e é respeitosa, para dizer o mínimo, no tom. simples, quase infantil, em que ela foi escrita.
Gandhi habilmente contorna a questão sobre o que podem ser as causas subjacentes das ações de Hitler, mas assinala que suas consequências serão inequívocas. Só podemos imaginar, se essa carta chegou mesmo à mesa de Herr Hitler, a fúria que causou no destinatário.
Alguma contextualização histórica é aqui necessária. A carta foi escrita em 23 de agosto de 1939. Hitler já tinha anexado a Áustria e parte da Tchecoslováquia.
E Gandhi escreveu a Hitler em uma tentativa de deter a escalada para a guerra.
Você pode ter certeza de que Gandhi nunca recebeu a resposta.

Nenhum comentário: