03 fevereiro, 2014

A aranha VW

O realismo dos efeitos especiais em filmes modernos é sem precedentes. Com imagens de computador e orçamentos multimilionários - como devem ser feitos! Mas se deve apreciar a criatividade existente nos filmes "B" em que monstros, naves espaciais e gigantes são criados com um orçamento bem apertado. É preciso muita imaginação para rodar um filme em dez dias por 500 dólares, mesmo naqueles dias em que 500 dólares eram dinheiro.
A exemplo, Stephen King descreve como foi feita a aranha para o filme "A invasão das aranhas gigantes":
"Apesar do título, havia realmente apenas uma aranha gigante. Mas não me sinto enganado, porque era uma coisa especial. Um Volkswagen coberto com meia dúzia de tapetes de pele de urso e com quatro pares de pernas de aranha que eram operados por pessoas dentro do carro. É impossível ver os efeitos obtidos com um orçamento tão modesto, sem sentir uma onda de admiração."
Como se vê, King acertou. A aranha foi efetivamente montada sobre um fusca, com oito pessoas encarregadas de mover as patas a partir do interior do carro.
Richard Albain, que foi o homem que construiu a aranha VW, diz:
"Tínhamos que fazer fisicamente essa coisa dos movimentos, de modo que o caminho mais rápido e mais barato para isso foi usar um fusca. É baixo, com relação ao chão, e o motor fica na parte de trás. Fora do veículo, nós construímos os acessórios e, em seguida, soldamos tudo ao corpo. Além disso, mantendo as pernas em sincronia, também o usamos como meio de transporte."

Nenhum comentário: