14 agosto, 2013

Cine Holliúdy

Filme cearense com legendas vira fenômeno de bilheteria
A comédia "Cine Holliúdy", do cearense Halder Gomes, tornou-se um fenômeno de bilheteria. E nem mesmo precisou estrear em São Paulo e Rio, os maiores circuitos de cinema do Brasil.
Segundo os números do Filme B, portal que analisa o mercado cinematográfico brasileiro, o filme atraiu cerca de 23 mil pessoas no fim de semana de estreia (em apenas dez salas do Ceará), alcançando a maior média de público do período no país: 2.293 espectadores por sala, contra 961 de "Os Smurfs 2", campeão de renda geral e segundo lugar na média.
A comédia filmada por somente R$ 1 milhão foi lançada apenas no Ceará e em três dias foi responsável por 44 por cento do público nos cinemas da capital do Estado, faturando R$ 268 mil. Ainda é cedo para medir o tamanho do sucesso do longa, falado em "cearensês" e legendado em português para facilitar o entendimento do público, mas os especialistas afirmam estar diante de uma produção fora da curva. Fonte: Folha
Pôster oficial do filme
O filme
"Cine Holliúdy” retrata as exibições mambembes de cinema no interior do Ceará na década de 1970, no período em que a popularização da TV começava e ameaçava os cinemas nas pequenas cidades. Nesse contexto, Francisgleydisson, interpretado por Edmilson Filho, resolve lutar para manter viva a paixão pela sétima arte, com criatividade e o humor cearense.
Com um amplo vocabulário do autêntico “cearensês”, humor, referências às artes marciais, história do cinema e do Ceará, Halder Gomes reavivou o cenário e as memórias de sua infância no município de Senador Pompeu, a 275 km de Fortaleza, filmando o longa. "Cine Holliúdy" entrou em cartaz na última sexta-feira (9) no Ceará e, nas próximas semanas, seguirá em exibição em outros estados do país. Fonte: G1
Grato ao colega Nelson Cunha, cearense da gema de Minas Gerais, por ter chamado minha atenção para o lançamento desta fita. Confirmei o motivo de estrear com tanto sucesso na terrinha: é "ispilicute" (pretty cute), quero dizer, é muito bonita.
O trailer oficial



01/11/2013 - Atualizando...
Vídeo da entrevista do ator cearense Edmilson Filho no Programa do Jô. O bate-papo, repleto de risos na plateia, é considerado por Winston Graça como "simplesmente imperdível".

Nenhum comentário: