12 agosto, 2013

O Ovo de Colombo

Conta-se que Cristóvão Colombo, em um banquete comemorativo pela descoberta da América (alguns situam essa história antes do descobrimento da América), organizado pelo Cardeal Mendoza, foi perguntado se acreditava que outra pessoa seria capaz de fazer o mesmo, se ele não tivesse feito. Para explicar, Colombo desafiou os presentes a colocar um ovo de galinha fresco de pé sobre uma das suas extremidades. Quase todos que estavam presentes aceitaram o desafio, mas como ninguém conseguia descobrir, Colombo decidiu mostrar a solução: bateu o ovo contra a mesa de leve, quebrando um pouco a casca de uma das pontas, de forma que assim ele se achatasse e pudesse ficar de pé. O cortesão que havia lhe questionado exclamou que desta forma qualquer um poderia fazer, e Colombo respondeu que, de fato, qualquer um poderia fazê-lo, assim como, após ele ter mostrado o caminho para o Novo Mundo, qualquer um poderia segui-lo. Mas que antes foi necessário que alguém tivesse a ideia que ele tivera.
Os historiadores, assim como outros (por exemplo, Voltaire), afirmam que não foi Colombo o criador do truque do ovo, mas sim o arquiteto italiano Filippo Brunelleschi, alguns anos antes. Sendo Colombo italiano, este conhecia a história do ovo, e ao reproduzir o feito para os espanhóis no banquete, ganhou o crédito pela autoria. Nesta versão, Filipo havia sido incumbido de projetar um domo para a Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, mas recusou-se a mostrar seu modelo para os governantes da cidade, que o exigiam. Ao invés disso, desafiou um grupo de arquitetos a colocar um ovo de pé. Estes não conseguiram, e então Filipo demonstrou, batendo o ovo de leve contra uma mesa de mármore, achatando-o um pouco para que pudesse ser apoiado nesta face. Os arquitetos protestaram, alegando que também conseguiriam isto, e Filipo respondeu-lhes que, da mesma forma, poderiam construir o domo após olharem seu modelo. Assim, o domo foi construído sob responsabilidade de Filipo, e ficou pronto anos antes da viagem de Colombo. WIKIPÉDIA


Com seus truques, Filipo e Colombo driblaram as forças da Física que, ontem como hoje, fazem com que um ovo ao ser colocado sobre uma superfície plana fique assim:


Nenhum comentário: