31 agosto, 2013

Um pesadelo dividido

A evidência do ataque de uma aranha a uma vespa - congelado no tempo. Uma ação que teve lugar no Vale Hukawng, em Mianmar, no Período Cretáceo, quase certamente com dinossauros vagando nas proximidades.
Há uns cem milhões de anos, esta vespa se viu de repente presa a uma teia de aranha. Estava prestes a virar refeição de aranha, mas não chegou a tanto. Pois a resina de uma árvore fluiu naquele instante, capturando a vespa e a aranha.


Esta imagem foi registrada por George Poinar Jr., entomologista da Universidade de Oregon e perito mundial em insetos presos no âmbar. É dele a proposta de extrair o DNA de insetos fossilizados em âmbar, uma ideia que foi depois explorada por Michel Chrichton, no livro que deu origem ao filme Jurassic Park.
Esta aranha, que pode ter esperado pacientemente por horas para capturar a presa, foi sufocada em resina apenas um pouco antes antes de seu ataque. E esta vespa, segundo Poinar, não era lá uma boa bisca. Pertencia a um grupo que ainda é hoje conhecido por parasitar ovos de aranha.
Nesse contexto, o ataque da aranha, ainda que não se tenha concluído, pode ser considerado uma vingança.

FOSSIL OF ANCIENT SPIDER ATTACK ONLY ONE OF ITS TYPE EVER DISCOVERED, Oregon State University

Poderá também gostar de ...
Pequenas janelas coloridas para o passado

Nenhum comentário: