14 novembro, 2012

O silêncio que ofende a consciência nacional

Neste artigo publicado no Blog do Saraiva, comentando um texto do jornalista Janio de Freitas na Folha de SP (13/11), Saul Leblon escreveu:
Quem não se lembra do filme “Annie Hall” de Woody Allen?
Há ali uma cena que sugere a prefiguração desse entrecho lúdico.
Numa fila de cinema, um douto sabichão da Universidade de Columbia pontifica cataratas de sapiência hermética, ancoradas no manuseio legitimador das teorias de Marshall McLuhan.
Woody Allen e sua garota, vivida por Diane Keaton, ouvem enfadados o buzinaço do ilustre especialista. Até que Woody resolve dar um basta e afronta a pompa pretensiosa com algo do tipo: "Voce não entende nada do que está falando". A eminente autoridade então dá a carteirada mortal, algo do tipo: “Sou professor de semiologia –da Colúmbia– e com doutorado em McLuhan!”
Allen dá dois passos na cena e introduz o compridão McLuhan; ele mesmo em carne e osso. O canadense, autor de ‘O Meio é a Mensagem’ e do conceito de ‘aldeia global’ , faz uma ponta para desmontar o falastrão empolado com um sabão categórico: “Você não entendeu nada da minha teoria”.
No filme, a intervenção de McLuhan reverteu o engodo feito de palavrório anestesiante. No Brasil, a desautorização explícita do criterioso Roxin foi desdenhada pela ignorância ou a má fé. E sua teoria usada para consagrar um silêncio que ofende a consciência nacional: a voz das provas.
A seguir, assista ao trecho acima lembrado, do filme "Annie Hall":

... e leia o texto de autoria de Janio de Freitas:

4 comentários:

Nelson Cunha disse...

Paulo,
Não pense que desconheço méritos no PT. Minhas intervenções podem sugerir isso. O PT, há de se reconhecer, sabe indicar juízes para o Supremo Tribunal Federal.Erra quando escolhe advogados e não juízes como Toffoli e Lewandowski, mas acerta nos demais. Aí está o resultado da esolha criteriosa: Os membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) terão a companhia diária do PCC do F (Primeiro Comando da Capital Federal).

Paulo Gurgel disse...

Ironia entendida. Não foi por Lewandoski e Toffoli que o PT se saiu mal. Foi pela indicação dos demais, inclusive pela indicação do "Carlim do PT".
Nisso, FHWC foi inigualável, o que livrou o notável estadista (do Estado de SP) de se aborrecer com "mensalões". Aliás, FHWC se antecipava com relação às CPIs que tivessem o potencial de lhe trazer problemas.

Nelson Cunha disse...

O "Carlim do PT " , seu colega no panteão dos poetas,já respondeu ao PT quando disse:

"Cargo de ministro do Supremo não é cargo de comissão nem função de confiança. Gratidão no plano pessoal é uma coisa. Mas não se pode ser grato com a toga"
(ex-Ministro Carlos Ayres Britto em entrevista à Globo News em 14/11)

Paulo Gurgel disse...

Com a toga - ele não é grato a "poderosos". Mas isto não invalida que ele possa ser grato a poderosos. Essa diferença que as aspas conferem a uma palavra vai ficar evidente no artigo que em breve eu vou transcrever no blogue.