21 maio, 2012

Do trema à privataria

Paulo,
Veja que texto (1) bem concebido de autor desconhecido. Uma dessas coisas inteligentes que rodam por aí sem ligar para o ECAD (que quer dizer É.... CADÊ o meu? ). (2)
Segue a filosofia da minha amiga Darlene, gostosa que posou nua para o blog do meu cunhado. Recriminada, respondeu: "A vulva quando é bela tem que mostrar suas intimidades e descarregar a tensão dessa multidão de solitários". Tá certa, a Darlene!
O escritor inteligente não pode cobrar pelo que recebeu de graça. Bastam os convites das entusiasmadas e belas leitoras para um cineminha lá em casa. Ouviu, Paulo! Que sua madame não me leia. (3)
E por falar em direito autoral, proponho cobrar dos escritores gananciosos, direito autoral para Gutemberg, inventor da imprensa, e para os sumérios, inventores da escrita.
Os compositores da boa música pagariam a Guido d'Arezzo, inventor da notação musical e aos curiós de gaiola que ensinaram aos ruídos que, sem disciplina, nunca chegariam a melodia.
Dos compositores de funk, deveria ser cobrado direitos autorais para os chimpanzés pela inteligência dos seus textos, e para os marteletes hidráulicos pela ritmo e potência do som . Se vocês escutarem que o alto-falante do me vizinho "funqueiro" foi assassinado com três balaços no magneto, podem acreditar que foi um oculista atormentado (4) e, por isso mesmo, inimputável.
Paulo, petista (5) da antiga lavra, amigo de juventude responsável, colega de ganha-pão! A originalidade não existe, nem o pecado foi original, a safadeza já corria solta no paraíso e Eva não aguentava mais ver aquilo tudo do Adão sem provar. Acho que até Deus copiou esse mundo de algum lugar, ficou muito bem feito.
Somos todos uns ladrões de idéias, uns PIRATAS.
Então, deixem em paz a pirataria, mas abaixo a privataria. (6)
Nelson Cunha
N. do E.
Nelson,
(1) Trata-se de "A despedida do trema", um texto que deixei há tempos em estado de hibernação no blog, à espera do dia 21 de dezembro de 2012. Nesta data, o sinal gráfico enfim se despede da língua portuguesa. Rezo para que até lá a ilustração que reservei para o texto, um Ü em formato GIF animado, não venha a sofrer de alguma irremediável paralisia.
(2) O ECAD ensaiou recentemente cobrar aos blogueiros a inserção dos vídeos musicais. Felizmente, o YouTube fez o ECAD lembrar-se de que isso não era razoável. Seria duplicidade de pagamento (o YouTube já paga conforme a contagem das exibições). Eu, que  já estava me preparando para substituir os vídeos pelos respectivos links, me dei a última forma.
(3) ♪Pra que discutir com madame?♪ (Em vídeo, no blog.)
(4) Em dia de cão, aqui me referindo ao percussor de sua arma de fogo.
(5) Sou filiado ao PSB. Simpatizo o PT, sem isto ser considerado quase amor. Mas é um semper fidelis que tem limites: o PT não pode se misturar com os tucanos para comer do farelo mofado dos bicudos, nem pode pisar no chão orgânico da estrebaria dos demos.
(6) Sim, abaixo só a privataria! Pois com os piratas há que se aprender como devem ser tratados os "privatas".
PGCS

Nenhum comentário: