11 abril, 2011

Orando em direção a Meca

Meca é a cidade natal do profeta Maomé. Para todos os muçulmanos do Mundo ela é a cidade mais sagrada do planeta. Segundo o Alcorão, o livro sagrado do Islamismo, o devoto deve cumprir os cinco pilares da religião: o testemunho da fé (shahada); orar cinco vezes ao dia em direção a Meca (salat); jejuar no ramadã, um mês por ano; praticar a caridade; e peregrinar até a Meca, mesmo que seja através de uma procuração escrita, caso não tenha condições.

Por um erro de cálculo, milhões de muçulmanos da Indonésia, a nação com a maior população islâmica do mundo, vinham sendo privados de seguir um dos preceitos básicos da religião: orar em direção a Meca. Em vez de rezar em direção à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, eles estavam se voltando ao Quênia e à Somália, na África.
Após consultar cosmógrafos e astrônomos, o Conselho de Ulemás da Indonésia (CUI) - o mais alto órgão islâmico do país - admitiu ter errado quando determinou que os fiéis indonésios direcionassem suas orações para o oeste. Agora, orienta que eles mirem para o noroeste.

Contudo, a gravura abaixo comprova que, desde que a Terra ficou redonda, o cumprimento desse preceito deixou de ser realizável. A não ser que o fiel esteja em Meca.

Nenhum comentário: