22 outubro, 2020

Guerras dos Ossos

Seguindo o fio: a humanidade continuava a não ter uma ideia clara do que eram os dinossauros até o trabalho de William Buckland sobre o Megalossauro, em 1824.
Quanto à palavra "dinossauro" em si, esta não seria cunhada até 1842, quando o cientista britânico Sir Richard Owen observou que os poucos fósseis de dinossauros estudados cientificamente naquele momento compartilhavam várias características. Para os curiosos, essas espécies eram o Megalossauro, o Hylaeosaurus e o Iguanodon. Ele concluiu ainda que os fósseis não poderiam ter vindo de nenhuma criatura que atualmente vagava pela Terra e, portanto, criou um novo nome- dinossauro, que significa "terríveis / poderosos / maravilhosos lagartos".
Naturalmente, deve-se notar que, apesar de ser um cavaleiro pelo trabalho de sua vida, em 1883, Owen era conhecido por roubar as idéias de outras pessoas e chamá-las de suas, em pelo menos um caso, mesmo depois de ter ridicularizado a pessoa de quem ele roubou as idéias. o paleontologista Gideon Mantell.
Por várias vezes, Owen tentaria levar o crédito por parte do trabalho pioneiro de Mantell sobre o Iguanodonte, enquanto minimizava as contribuições de Mantell no processo. Além disto, especula-se que Owen, muito mais distinguido, trabalhou ativamente para impedir que alguns dos trabalhos de Mantell fossem publicados.
Para ilustrar ainda mais o caráter e a rivalidade de Owen com Mantell, depois de quase uma ruína financeira em 1838, com sua esposa o deixando em 1839 e sua filha morrendo em 1840, Mantell ficaria aleijado após uma queda de uma carruagem em 11 de outubro de 1841. Anterior ao acidente, ele frequentemente sofria de dores nas pernas e nas costas, com a causa disso sendo atribuída às longas horas que dedicava ao trabalho e coisas do gênero.
O que isso tem a ver com Owen? Para acrescentar insulto à lesão, depois que Mantell morreu de uma overdose de ópio tomada para ajudar a aliviar sua dor constante e extrema, vários obituários foram publicados sobre Mantell, todos favoráveis - exceto um…
Este foi escrito anonimamente, embora as análises do estilo de escrita e do tom geral tenham deixado a comunidade científica local com pouca dúvida sobre quem o escreveu.
Nele, Owen começa a elogiar Mantell, afirmando: "Na noite de quarta-feira passada, com cerca de 63 ou 64 anos de idade, morreu o renomado geólogo Gideon Algernon Mantell ..." Continua a observar como as memórias de Mantell sobre o Iguanodonte o viam. recebedor da prestigiada medalha real. Obviamente, adiante em seu artigo, Owen alega que o trabalho de Mantell pelo qual ele ganhou a medalha foi realmente roubado de outros, incluindo dele próprio. E o artigo prossegue descrevendo as supostas falhas do Dr. Mantell como cientista.
Finalmente, conclui como começou - com um elogio: "Dr. Mantell, no entanto, fez muito depois para o avanço da geologia, e certamente mais do que qualquer homem para torná-la um atraente assunto popular".
Obviamente, se você roubar o trabalho de outras pessoas por tempo suficiente, eventualmente será pego, especialmente quando for um dos principais cientistas do mundo em seu campo. O passo em falso de Owen ocorreu quando ele recebeu a prestigiosa Medalha da Royal Society por sua descoberta e análise supostamente pioneiras dos belemnites, que ele chamou de Belemnites owenii, e não deu crédito a mais ninguém pelas idéias contidas no artigo. Acontece que, no entanto, quatro anos antes ele havia participado de uma reunião da Sociedade Geológica, na qual um cientista amador chamado Chaning Pearce deu uma palestra e publicou um artigo sobre a mesma criatura...
Embora Owen tenha recebido permissão para manter sua medalha, mesmo depois que foi revelado que ele havia roubado o trabalho de Pearce, os rumores de que ele "pegara emprestado" (sem crédito) outras idéias e a prova subsequente disso resultaram na perda de seu antigo prestígio acadêmico. As coisas não melhoraram nos anos seguintes, e Owen acabou recebendo a botinada da Royal Society em 1862, apesar de sua longa e bastante destacada carreira.
Embora ele nunca mais fizesse nenhum trabalho científico significativo, sua carreira pós-plágio provou ser um grande benefício para quem gosta de museus. Até então, os museus não eram lugares facilmente abertos ao público e, para obter acesso, você geralmente precisava ser um acadêmico. Eles eram lugares para pesquisa, não para plebeus aleatórios que gostam de observar as coisas.
Depois de perder o respeito de seus colegas, ele finalmente dedicou suas energias ao papel de superintendente do departamento de história natural do Museu Britânico. Entre outras coisas, como superintendente, ele pressionou e ajudou a desenvolver o agora famoso Museu de História Natural de Londres. Ele também instituiu uma série de mudanças como incentivar o público a visitar o museu, disponibilizando a maioria das peças, com rótulos e descrições adicionadas, para que não apenas os instruídos pudessem entender o que estavam vendo. Muitos dentre a comunidade científica lutaram contra essas mudanças, mas ele o fez de qualquer maneira, legando-nos a idéia moderna de um museu.
De qualquer forma, depois que o trabalho de Owen, Mantell e seus contemporâneos finalmente revelou o que eram essas criaturas extintas, o interesse pelos dinossauros explodiu, resultando no que ficou conhecido como "Guerras dos Ossos" entre paleontologistas rivais na década de 1890. Durante a qual o ambiente ficou tão aquecido que alguns paleontologistas literalmente recorreram à explosão de minas para derrotar seus rivais nas descobertas.

Extraído de: What did people first think when they found dinosaur bones?
Karl Smallwood, Today I Found It
04/09/2019

Nenhum comentário: