28 outubro, 2020

Sam o Inafundável

O apelido dado ao gato que sobreviveu a três naufrágios na Segunda Guerra Mundial
O gato malhado preto e branco era de propriedade de um tripulante desconhecido do navio de guerra alemão Bismarck. Ele estava a bordo do navio em 18 de maio de 1941, quando este partiu para a Operação Rheinübung, a primeira e única missão do Bismarck.
Nesta missão, o navio afundou e apenas 118 de uma tripulação de mais de 2.200 sobreviveram. Horas mais tarde, Sam foi encontrado boiando em uma prancha e recolhido da água pelo destróier britânico HMS Cossack. A equipe do novo navio não sabia o nome do gato e o nomeou Oscar.
O gato serviu a bordo de Cossack pelos próximos meses, enquanto o navio realizava escoltas no Mediterrâneo e no Atlântico Norte.
Por fim, o destróier foi gravemente danificado por um torpedo, e 139 membros de sua tripulação foram mortos. Em 27 de outubro de 1941, um dia após ter sido torpedeado, o Cossack afundou a oeste de Gibraltar, e Oscar foi encontrado agarrado a um pedaço de tábua e foi levado para um estabelecimento em terra, no Gibraltar.
Quando souberam o que aconteceu, oficiais britânicos mudaram seu nome para Sam o Inafundável - um nome adequado para um gato que sobreviveu ao naufrágio de dois navios de guerra.
Sam o Inafundável foi então adotado pela tripulação do HMS Ark Royal - ironicamente, um navio que foi fundamental para afundar o Bismarck. O Ark Royal sobreviveu a vários acidentes e ganhou a reputação de "navio da sorte".
Mas a sorte não durou e, ao retornar de Malta, em 14 de novembro de 1941, este navio também foi torpedeado, desta vez por um U-boat.
Sam foi encontrado agarrado a um pedaço de madeira flutuante e, quando resgatado, foi descrito como "bravo, mas completamente ileso".
Depois de sobreviver a três navios afundados, Sam se aposentou oficialmente.
A prova de que os gatos têm 7 ou 9 vidas? Sabemos que Sam o Inafundável definitivamente usou pelo menos três delas durante a guerra.

The legend of Unsinkable Sam, i iz cat

Nenhum comentário: