01 outubro, 2020

O velho mestre e o rio

Um velho e sábio mestre viajava de uma cidade para outra junto com alguns dos seus alunos. Ao longo do caminho, eles pararam para descansar perto de um rio.
O mestre dirigiu-se a um dos alunos e disse:
"Estou com sede, você poderia me trazer um pouco de água?”
O aluno, obediente, foi até o rio.
Ao chegar, ele notou que havia lá pessoas lavando roupas e uma carroça atravessando o rio, com as patas dos cavalos levantando a lama e sujando a água.
"Como posso permitir que meu mestre beba essa água barrenta?", pensou consigo mesmo.
Ele voltou aonde estava o mestre e lhe disse que a água estava barrenta e que seria melhor não bebê-la. Mais tarde, novamente o professor chamou o aluno e pediu-lhe água.
Obedientemente, o aluno retornou ao rio.
Para sua surpresa, desta vez, ele encontrou a água limpa e clara! A lama havia assentado e a água estava, novamente, boa o suficiente para beber.
Ele encheu uma jarra com a água e levou-a ao mestre.
O mestre olhou a água, olhou de volta para o aluno e disse:
"Veja o que você fez para deixar a água limpa: você a deixou acalmar-se, a lama sedimentou-se por si mesma e a água ficou clara. Assim é com a sua mente. Quando ela está confusa e perturbada, você precisa deixá-la em paz. Dê a si mesmo um tempo para as coisas se acalmarem e assentarem. Acontece naturalmente".
(em TudoPorEmail e fazendo a ronda na internet)

Dia do Idoso
É comemorado no Brasil em 1.º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003. Com a criação deste Estatuto, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência as resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde.

Nenhum comentário: