24 outubro, 2020

Disney alerta sobre conteúdo inadequado em seus clássicos

Agora quem busca se adequar às novas normas sociais, sem descuidar de seus produtos, é a Disney. A firma incluiu novos avisos de conteúdo no início de seus filmes clássicos, como Dumbo (1941), Peter Pan (1953) ou The Jungle Book (1967), onde aponta as possíveis conotações discriminatórias que alguns filmes clássicos podem ter.
Atenção
"Este conteúdo inclui representações negativas ou um tratamento inadequado de pessoas ou culturas", é o novo aviso que permanece por 10 segundos antes de iniciar um filme dentro da plataforma Disney +.
Um aviso que não é novo. Anteriormente já o fazia, mas de forma mais discreta na descrição do filme, onde se lia: "Este programa é apresentado tal como foi originalmente criado, pode conter representações culturais obsoletas".
A conotação racista dos clássicos da Disney já havia sido apontada anteriormente. Por exemplo, no filme Dumbo, há uma cena em que um grupo de corvos, representados por estereótipos da comunidade afro-americana e de seu líder Jim Crow, que leva o nome de um termo depreciativo usado para denegrir os negros nos Estados Unidos.


"Esses estereótipos estavam errados na época e estão agora. Em vez de remover esse conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender e incentivar as pessoas a falar sobre ele para criar um futuro mais inclusivo para todos nós", explica o novo rótulo que aparece no Disney +.
Ele também acrescenta que a Disney "está comprometida em criar histórias com temas inspiradores e motivadores que reflitam a grande diversidade da experiência humana em todo o mundo".

Disney alerta sobre contenido racista en sus clásicos, VIBE

Nenhum comentário: