28 dezembro, 2018

Adeus a Miúcha

(1937 - 2018)
Morreu ontem (27) no Rio de Janeiro, aos 81 anos, a cantora Miúcha.
Em mais de 40 anos de carreira a carioca Heloísa Maria Buarque de Hollanda lançou 14 discos. Entre seus trabalhos mais importantes estão dois discos gravados com Tom Jobim.
Ela fazia parte de uma família com muitos talentos. Foi criada em São Paulo em um ambiente fecundamente musical. Sua casa era frequentada por Vinicius de Moraes e outros intelectuais amigos de seu pai..
Filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda (autor do clássico "Raízes do Brasil") e da pianista e pintora Maria Amélia Alvim, ela era irmã do compositor/cantor Chico Buarque, da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda e da também cantora Cristina Buarque. E ainda mãe da cantora Bebel Gilberto, filha do músico João Gilberto, com quem foi casada durante oito anos.
Entre as músicas mais conhecidas na voz de Miúcha estão: "Pela luz dos olhos teus" (no vídeo), "Maninha", "Falando de amor", "Anos dourados", "Vai levando" e "História de uma Gata", da peça infantil "Saltimbancos".



Miúcha com Lula no Estaleiro Mauá (RJ):



19/11/2010 - Lançamento do navio petroleiro Sérgio Buarque de Holanda




No arquivo do blog EM:
No Baixo Leblon, a introdução de Tom e Chico para "A turma do funil"
O tempo mítico de Maninha
A luz dos olhos teus, segundo Vinicius de Moraes e a coreana Soomi Park

04/01/2019 - Atualizando ...
Na Missa de Sétimo Dia da mãe, Miúcha, a cantora Bebel Gilberto fez a igreja toda cantar, emocionada, na igreja do Leme, “Vai levando” (1975), do tio Chico Buarque com Caetano Veloso.

Nenhum comentário: