29 dezembro, 2018

O primeiro longa-metragem de animação do mundo

SABIA QUE...
… em 1938, pela animação Branca de Neve e os Sete Anões, o cineasta Walt Disney ganhou uma estatueta do Oscar em tamanho real acompanhada de sete miniaturas?
O prêmio foi apresentado pela atriz-mirim Shirley Temple, a qual aparece na foto abaixo com Walt Disney.


NO ENTANTO...
... o primeiro longa-metragem animado do mundo foi realizado por Quirino Cristiani. O ítalo-argentino está no hall dos grandes animadores mundiais por duas vezes: como autor do primeiro longa-metragem de animação, El Apóstol (1917), e por ter produzido o primeiro longa-metragem de animação sonorizado, Peludópolis (1931). Walt Disney, ao visitar a cidade de Buenos Aires no ano de 1941, convidou Quirino Cristiani para trabalhar com ele nos EUA, que preferiu permanecer na Argentina.
Dois misteriosos incêndios no estúdio de Cristiani, um em 1957 e outro em 1961, destruíram todos os seus filmes, com exceção de "El mono relojero", a única cópia de filme remanescente até hoje.
Quirino Cristiani, a história não contada do animador pioneiro da Argentina, de Giannalberto Bendazzi
[https://pt.wikipedia.org/wiki/Quirino_Cristiani]

CONCEITOS
Longa-metragem, no Brasil, é uma obra cinematográfica com duração de pelo menos setenta minutos. "El Apóstol" tinha setenta minutos de duração e era composto por 58.000 quadros. Baseado no conto de fadas "Branca de Neve", dos Irmãos Grimm, "Branca de Neve e os Sete Anões", que foi o primeiro longa-metragem de animação da Disney, tem a duração de 83 minutos.
Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada, ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo e fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo.

Nenhum comentário: