20 março, 2017

Bom Dia a Todos

A complexa saga dessa cantiga de seis notas já dura mais de 120 anos, tendo atravessado duas guerras mundiais e várias leis de direitos autorais. A canção viu a ascensão e queda dos discos de vinil, fitas-cassete, CDs e agora vê afirmar-se a era do streaming da música digital.
A história começou em 1875, quando uma professora de Kentucky e sua irmã mais velha. Patty Smith Hill e Mildred J. Hill escreveram a música para os alunos do jardim de infância de Patty, intitulando-a "Good Morning to All" (Bom Dia a Todos)."
A letra original da canção era: "Bom dia para você / Bom dia para você / Bom dia, queridos filhos / Bom dia a todos."
Patty disse mais tarde que ela tinha trabalhado com a irmã para compor uma melodia simples de modo a coincidir com palavras também simples que poderiam ser facilmente cantadas por crianças pequenas.
As duas registraram a composição em 1893. Em 1924, a composição foi publicada no livro "Song Stories for the Kindergarten", de Robert Coleman, com os versos alterados para a letra de "Happy Birthday to You" (Parabéns pra Você), uma versão que rapidamente se popularizou.
Em 1933, Jessica Hill, irmã das autoras, ingressou na justiça reivindicando os direitos autorais, saindo vitoriosa.
As irmãs publicaram a canção em um livro chamado "Histórias da música para o jardim de infância", e cederam o copyright para a editora Clayton F. Summy Co. em troca de uma participação nas vendas.
A letra da canção evoluiu para a da conhecida canção de aniversário "Happy Birthday to You" (Parabéns pra Você), com a qual conquistou, segundo o Guinness World Records, o título de música mais amplamente cantada na língua inglesa.
Hoje, não só no songbook estadunidense como também no tecido cultural do país, "Happy Birthday to You" tem o lugar garantido nas centenas de milhões de celebrações públicas e privadas que acontecem em cada ano.
Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parab%C3%A9ns_a_Voc%C3%AA
http://www.latimes.com/local/lanow/la-me-ln-happy-birthday-song-lawsuit-decision-20150922-story.html
http://www.latimes.com/local/california/la-me-birthday-song-20150730-story.html

Nenhum comentário: