01 outubro, 2015

O cavalo de Calígula

Incitatus (Impetuoso, em latim) era o cavalo preferido do Imperador Calígula, que reinou Roma de 37 a 41 d.C. Tratava-se de um cavalo de corrida trazido da Hispânia, de onde, na época, Roma importava cerca de dez mil cavalos por ano.
De acordo com Suetônio, em sua biografia de Calígula, Incitatus tinha dezoito criados, No estábulo feito de mármore, o cavalo era alimentado com aveia misturada a flocos de ouro. Como adorno usava um colar de pedras preciosas e dormia no meio de mantas de cor púrpura (uma cor exclusiva dos trajes imperiais). Foi-lhe também dedicada uma estátua de mármore, em tamanho real, sobre um pedestal de marfim.
Conta-se que Calígula chegou a incluir Incitatus no rol dos senadores de Roma. Outras fontes, porém, dizem que houve apenas uma tentativa de fazê-lo cônsul.


Entre outras insanidades de Calígula ainda constam estas: desenterrar o corpo de Alexandre, o Grande, para roubar seu peitoral, emascular o gladiador Longinus, porque ele tinha um pênis mais longo do que o dele, e destruir os rins do nobre Valerius Catullus durante uma sessão erótica prolongada (nenhuma pergunta, por favor).

10 Honored Animals, Mental Floss | 8 Animals That Ran for Government, Business Pundit

Nenhum comentário: