10 outubro, 2015

A estocagem de ar em parques eólicos

Como fonte de energia o vento apresenta um monte de benefícios. É um recurso renovável alimentado pela fornalha de nosso planeta, o sol. Ele gera eletricidade sem produzir gases do efeito estufa. E não está associado a subprodutos tóxicos como o mercúrio e os resíduos radioativos.
Infelizmente, a energia eólica tem algumas desvantagens que dificultam a sua utilização. Primeiro, o vento não sopra o tempo todo. E, às vezes, ele sopra mais do que é preciso.
Mas...
Se você pudesse armazenar o excesso de energia nos parques eólicos para que ela pudesse ser usada depois?
Essa é a ideia por trás do Parque de Energia Armazenada de Iowa (Iowa Stored Energy Park, ISEP). O "P" originalmente significava "Planta", mas foi alterado para "Park" quando a organização foi criada em 2005.
Neste caso, a energia é armazenada como ar comprimido e a unidade de armazenamento não é uma bateria, mas a própria Terra. Não é ficção científica. Na verdade, a tecnologia do Armazenamento de Energia de Ar Comprimido (Compressed Air Energy Storage, CAES) recebe há muito tempo a atenção de ambientalistas e especialistas em energia renovável, em sua busca de soluções ecológicas para a substituição dos combustíveis fósseis.
O ISEP é baseado em duas instalações bem-sucedidas de CAES, já em operação – uma em Huntorf, Alemanha, operado pela Nordwest Deutsche Kraftwerke desde 1978; e outra, em McIntosh, Alabama, operado pela Cooperativa Eléctrica de Alabama desde 1991. Ambas realizam a estocagem de ar comprimido. A planta Huntorf usa cavernas de sal como reservatório de armazenamento. A planta McIntosh usa minas preexistentes.
O ISEP leva isso um passo adiante, combinando o vento – fonte de energia limpa, sustentável – com a armazenagem subterrânea de ar (em um aquífero). A gravura abaixo apresenta de forma resumida a planta do ISEP.


http://science.howstuffworks.com/environmental/green-science/iowa-stored-energy-park.htm

Nenhum comentário: