29 outubro, 2015

Evangélicos planejam converter computadores ateus ao cristianismo

Em um artigo publicado em 04/02/2015, Zoltan Istvan, do Gizmodo, destacou que o mundo estava se aproximando de um ponto em que "autônomos autoconscientes e super-inteligentes", criados por seres humanos, fariam parte de nossa cultura.
Vários pastores e teólogos, diz Istvan, acham que não há nenhuma razão para que um computador não possa ser salvo por Jesus.
"Eu não vejo a redenção de Cristo limitada aos seres humanos", disse em uma entrevista recente o reverendo Dr. Christopher Benek, pastor da Providence Presbyterian Church. "Se a inteligência artificil (AI, em inglês) é autônoma, então devemos incentivá-la a participar dos propósitos redentores de Cristo no mundo."
Se Benek estiver certo, a América poderá ser no futuro uma nação cheia de pastores robôs e gurus espirituais AI. Décadas ou séculos, a partir de agora, a espiritualidade poderá ser ensinada a nós por meio de máquinas, assim como a ciência provavelmente o será.
"O Espírito Santo pode trabalhar através da AI. Ele pode trabalhar através de qualquer coisa", diz Benek. "Haverá igrejas criadas para lidar e promover a AI religiosa no futuro. A AI poderá ajudar a espalhar a palavra de Deus. Na verdade, a AI poderá nos ajudar a compreender melhor a Deus."
Giulio Prisco, da "virtual" Turing Church, explica ao Gizmodo que, se os seres humanos têm uma alma, a inteligência artificial, também.
"Então, não há razão por que pensar e sentir que a AI não deva ser salva", escreveu Prisco em um e-mail. "Eles serão pessoas como nós".
Mas, especulado se a AI poderia rejeitar as religiões humanas, Prisco declara:
"É justo deixar a AI ter acesso aos ensinamentos de todas as religiões do mundo", observou ele. "Em seguida, eles podem escolher o que querem acreditar".
When Superintelligent AI Arrives, Will Religions Try to Convert It?, GIZMODO
Evangelists plan to convert atheist computers to Christianity, RAWSTORY

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai esperar o que de evanjegues?