30 agosto, 2015

Vídeo. O gato de Schrödinger

Um experimento mental de mecânica quântica explicado facilmente
O gato mais famoso da física é o fio condutor desta breve história animada de divulgação sobre a mecânica quântica, que pretende de uma forma breve explicar a clássica experiência mental de Schrödinger e ensinar algumas de suas conotações. Por exemplo: é graças a esse gato que você vê o que é mostrado no vídeo do seu computador.
Nessa experiência mental, toma-se um gato e coloca-o numa caixa fechada. No interior da caixa, há um dispositivo radioativo que tem 50 por cento de probabilidade de matar o gato na hora seguinte. Ao final dessa hora, a questão é: qual é o estado do gato?
O senso comum sugere que o gato estará vivo ou morto. Mas Schrödinger assinalou que, segundo a física quântica, antes de abrir a caixa o gato estará, ao mesmo tempo, vivo e morto. Somente ao abrir a caixa é que veremos o estado bem definido.
Até o último momento, portanto, o gato é uma espécie de probabilidade difusa: meio uma coisa, meio a outra. Pode parecer absurdo, porém segundo a física quântica é assim. Para Schrödinger, tudo isso pareceu tão filosoficamente inquietante que ele abandonou a teoria que ajudara a criar para dedicar-se à biologia.



A ironia disso tudo:
A internet – que foi construída para que todos pudessem ver vídeos de gatos – deve em parte a sua existência a um gato imaginário.

Um quelônio talvez |  Atormentado por gatos

Nenhum comentário: