24 novembro, 2022

Ondas gigantes de Nazaré

Deu no Live Science:
A NASA divulgou uma imagem impressionante da costa de Portugal, mostrando o imenso poder de ondas gigantescas de sete andares de altura enquanto se chocavam com a costa. A imagem, tirada em 2020, foi capturada no mesmo dia em que um surfista de 18 anos supostamente surfou uma onda recorde de 30,9 metros na área.
A foto, que foi capturada pelo satélite Landsat 8 em 29 de outubro de 2020, mostra uma espessa faixa de espuma branca que foi deixada para trás pelas ondas enormes que quebravam ao longo da famosa Praia do Norte em Nazaré – amplamente considerada como um dos melhores locais do mundo para o surf de ondas gigantes.
As ondas na Nazaré atingem frequentemente alturas superiores a 15 metros nos meses de inverno devido a um desfiladeiro submarino a menos de um quilômetro da costa que canaliza a energia das ondas. Mas as ondas de 29 de outubro foram reforçadas por fortes ventos remanescentes do furacão Epsilon, que atingiu Bermudas e partes da América do Norte, segundo o comunicado.


A imagem captada pela Nasa em outubro foi tirada no mesmo dia em que o surfista português António Laureano, de 18 anos na época, surfou uma onda monstruosa com potencial de recorde. Após perceber o tamanho e seu possível grande feito, Laureano enviou o vídeo para pesquisadores da Universidade de Lisboa, em Portugal, para que analisassem o feito. O resultado foi uma onda de 30,9 metros de altura, tornando-a a maior já surfada por um ser humano. "Usamos a altura do surfista como referência de escala e depois procuramos a crista da onda [o ponto mais alto] e o vale [o ponto mais baixo]", disse Miguel Moreira, oceanógrafo da Universidade de Lisboa, ao Surfer Today em 2020.
Entretanto, a onda não foi reconhecida oficialmente pela Liga Mundial de Surfe (WSL) devido à forma usada para a análise da altura da onda. A WSL mede a altura das ondas em relação ao nível do mar, que pode ser feito por oficiais da costa ou atrás da onda quando ela quebra. No dia em que Laureano surfou sua maior onda, não havia nenhum oficial da WSL na praia. Dessa forma, o recorde continua permanecendo com o surfista brasileiro Rodrigo Koxa que surfou uma onda de 24,4 metros em 2017. - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt

Nenhum comentário: