23 novembro, 2022

O arco-íris na bandeira de Pernambuco

O jornalista recifense Victor Pereira, que está no Catar cobrindo a Copa do Mundo, relatou na manhã desta terça-feira, 22, que foi abordado por funcionários do Estádio Lusail e teve a sua bandeira de Pernambuco tomada. Segundo ele, os guardas confundiram a bandeira do Estado brasileiro, que conta com um arco-íris, com uma bandeira LGBT.
Victor Pereira relata:
"Eu fui atacado por alguns integrantes da torcida do Catar e também por policiais. Eles vieram para cima achando que era uma bandeira LGBT, quando, na verdade, é apenas uma bandeira de Pernambuco", explicou. O jornalista disse ainda que, ao tentar filmar a situação, teve seu celular tomado. "Eu só consegui meu celular de volta porque eu deletei o vídeo que fiz. Isso foi um absurdo. Nós temos autorização da Fifa para filmar absolutamente tudo aqui no Estádio", relatou. Pessoas que passavam pelas imediações notaram a confusão e filmaram a abordagem. Nas redes sociais, Pereira postou os vídeos filmados por transeuntes.
Num dos vídeos, é possível ver um dos funcionários do Estádio com a bandeira de Pernambuco nas mãos. Na legenda, Pereira afirma que "chegaram a pegar a bandeira de Pernambuco, jogaram no chão e pisaram nela", mas diz que outras pessoas intervieram e conseguiram amenizar a situação.
Essa não é a primeira vez que a repressão catari contra a causa LGBT ganha as manchetes. A Copa no Catar vem sendo muito criticada devido à postura do país, considerada intolerante por muitos. Como protesto, algumas seleções planejavam usar braçadeiras em apoio à comunidade LGBT, mas a iniciativa foi vetada pela Fifa, que ameaçou punir aqueles que protestassem.


O que significa o arco-íris na bandeira de Pernambuco?
Presente na bandeira do Estado desde 1817, ano da Revolução Pernambucana, o arco-íris representa a união de todos os pernambucanos em torno de um mesmo ideal. O símbolo também faz alusão à diversidade racial das pessoas do Estado que participaram da revolução. Também conhecida como Revolução dos Padres, a revolução tornou Pernambuco independente de Portugal por 70 dias, cinco anos antes da independência do País, que viria apenas em 1822. Inicialmente, as cores do arco-íris eram branco, amarelo e vermelho, mas mudaram para vermelho, amarelo e verde, em 1917.

Nenhum comentário: