19 novembro, 2022

As revisões republicanas da bandeira brasileira

Durante quatro dias, de 15 a 19 de novembro de 1889, a bandeira brasileira teve um desenho semelhante à dos Estados Unidos - mas com faixas verde e amarelas, em vez de vermelhas e brancas.
Isto porque a nação norte-americana, já independente e sendo uma república desde 1776, era tida como exemplo para os republicanos brasileiros. Então esse desenho, claramente inspirado na bandeira dos EUA, foi a proposta pelo jurista Ruy Barbosa. E chegou a ser utilizada.
Ela foi hasteada na redação do jornal A Cidade do Rio e no navio Alagoas, que levou a família imperial ao exílio.


A revisão foi feita a mando do marechal Deodoro que, de acordo com Clovis Ribeiro, "queria manter a bandeira do Império, com a eliminação apenas da coroa".
A ideia da atual bandeira foi concretizada por um grupo do qual faziam parte os positivistas Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e o professor de astronomia Manuel Pereira Reis. O pintor Décio Vilares foi recrutado para fazer o desenho do círculo azul.
O positivismo - proposto pelo filósofo francês Augusto Comte - estava em alta nas altas rodas do poder brasileiro. Trata-se de uma doutrina filosófica, sociológica e política que, entre outras coisas, defende os valores humanos e afirma que só são válidos os conhecimentos científicos.
O político Benjamin Constant, outro positivista, foi quem propôs o lema "Ordem e Progresso", um resumo da frase "O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim", da teoria de Comte.
"Em nossa mensagem propusemos que o governo provisório adotasse a divisa 'Ordem e Progresso', por ser essa divisa o resumo da política republicana". [...] "O nosso intuito era evitar que se instituísse um símbolo nacional com o duplo inconveniente de fazer crer em uma filiação que não existe entre os dois povos, e de conduzir a uma imitação servil daquela república", explicou ele, sobre o descarte do modelo semelhante ao dos Estados Unidos.
"Era preciso que não perdêssemos as nossas tradições latinas e que o pensamento nacional se fixasse sobre a França como a nação em cujo seio se elaborou a regeneração humana."

Teixeira Mendes contou que, quando o projeto foi apresentado a Deodoro, "ele o achou o melhor dos símbolos propostos".
Aprovada a ideia, o presidente delegou a um desenhista o trabalho de executá-la. "O desenho destas, segundo a versão corrente, foi feito sob encomenda do marechal Deodoro, por um seu amigo - um alemão, litógrafo da casa Laemmert e que não entendia patavina de heráldica, nem conhecia as tradições do país", afirma, em seu livro, "Brasões e Bandeiras do Brasil", o historiador Clovis Ribeiro.
Quando a República foi proclamada, o astrônomo Manuel Pereira Reis, que trabalhou no Observatório do Rio de Janeiro, foi chamado para determinar com precisão científica a disposição das estrelas. O Brasil é o único país cujo desenho da bandeira respeita a posição astronômica das estrelas.

Extraído de: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-46255976, por Edison Veiga para BBC News

Bônus: Positivismo
(Noel Rosa e Orestes Barbosa)
"O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezaste esta lei de Augusto Comte
E foste ser feliz longe de mim."

Curiosidade: REGRESSO PRO MEDO é anagrama de ORDEM E PROGRESSO.

Nenhum comentário: