15 novembro, 2022

Mundo alcança hoje a marca de 8 bilhões de habitantes, diz ONU

De acordo com o relatório World Population Prospects 2022, a população global deverá atingir 8 bilhões em 15 de novembro de 2022, e a Índia deverá superar a China como o país mais populoso do mundo em 2023.
A população mundial cresceu em cerca de um bilhão de pessoas nos últimos 12 anos.
"Esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade e admirar os avanços na saúde que aumentaram a longevidade e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materno-infantil", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. "Ao mesmo tempo, é um lembrete sobre a nossa responsabilidade compartilhada de cuidar de nosso planeta".
O pico do crescimento populacional deverá ser registrado em 2080, quando o mundo deverá ter cerca de 10,4 bilhões de habitantes, e só então sua população deverá começar a ser reduzida.
O relatório também afirma que a fecundidade caiu acentuadamente nas últimas décadas para muitos países. Hoje, dois terços da população global vive em um país ou região onde a fecundidade ao longo da vida está abaixo de 2,1 nascimentos por mulher, aproximadamente o nível necessário para um "crescimento zero" a longo prazo para uma população com baixa mortalidade.
Sobre o Brasil
Em 1990, o país registrava a quinta maior população mundial, com 149 milhões de pessoas. Ocupa atualmente a sétima posição (215 milhões) e deverá ficar na oitava posição em 2050, quando deverá ter 231 milhões de habitantes.

Nenhum comentário: