26 agosto, 2022

Informação ao desinformado

Jaime Nogueira, por e-mail (18/08/2022)
Por ser o representante da DOCEGEO em Belém, e no início também o único representante da CVRD, tive que ter contato com o SNI durante cerca de 6 ou 7 anos.
No início era apenas com a Agência Belém, de onde um representante regularmente me visitava, para obter informações sobre as atividades de geologia, mineração e garimpagem na Amazônia.
Talvez por já conhecerem o meu perfil, as informações ficaram limitadas a esses temas, nunca caminhando para o terreno pessoal.
Apenas quando sofri um assalto residencial em Belém, em 1981, já nos tempos de Serra Pelada, houve um desvio de conduta do agente.
Após Serra Pelada, o contato passou a ser também com a Agência Central do SNI, em Brasília.
Concordo com o texto do Lúcio, pois em muitos casos o nível de desinformação do SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES me surpreendia. Tive vários exemplos.
O mais singelo foi quando fui solicitado para fazer um perfil da cidade de Marabá, para que fosse enviado á Presidência da República, para informação do Figueiredo, antes de uma visita à região (isso foi em 1979, antes de Serra Pelada). Estranhei isso, e comentei como o SNI não tinha essa informação, de uma cidade que fora base do combate à Guerrilha do Araguaia. Ainda sugeri que fosse à SUDAM.
Ante a resposta de que a burocracia impediria o atendimento rápido, tive que preparar um texto sobre a história e aspectos sociais e econômicos de Marabá.
Em muitos casos também adotavam questionamentos primários.

N. do E.
O texto a que se refere Jaime Nogueira é SNI: um monstro na Amazônia, artigo publicado por Lúcio Flávio Pinto em seu blog (2019). De onde eu extraí o que se segue: 
Apesar dessa trajetória de poder ao longo de três décadas, o SNI não era considerado padrão de inteligência. Sarcástico e feroz quando passou à oposição, Carlos Lacerda, um dos líderes civis do golpe de 1964 quando governador da Guanabara (atual Rio de Janeiro), disse certa vez que o SNI não funcionava às segundas-feiras. Era porque, nessa época, os jornais matutinos não circulavam naquele dia da semana.

Nenhum comentário: