15 agosto, 2022

Vozes do Inferno


O poço na península russa de Kola deu origem a uma lenda que ainda circula pela internet com o nome "Well to Hell". De acordo com essa lenda, a perfuração no super poço de Kola teve que parar quando atingiram um nível com temperaturas extremamente altas. (*)
Um microfone resistente ao calor foi baixado para dentro do poço, onde captou gritos horripilantes. Eles haviam perfurado todo o caminho para o inferno. Essa história pode ser encontrada em várias versões e formas na Internet, incluindo "documentários" duvidosos no Youtube, e remixes dos sons do inferno – que na verdade são baseados em uma gravação de som feito por diversão pelos geólogos no poço. 
O boato de "Well to Hell" é facilmente reconhecível como uma farsa.
Posteriormente, Lotte Geeven, um artista multimídia com sede em Amsterdã, na Holanda fez gravações das profundezas da Terra em Kola, que podem ser ouvidos em seu site.

(*) Devido às inesperadas altas temperaturas na profundidade alcançada, cerca de 180°C, ao invés dos 100°C previstos, uma perfuração mais profunda foi considerada inviável e os trabalhos interrompidos em 1992. Com o esperado aumento da temperatura, à medida que profundidades maiores fossem atingidas, a meta da perfuração a 15 mil metros foi então recalculada para ser feita a 300°C, o que tornaria impossível o trabalho das brocas. E a exploração foi definitivamente interrompida.

http://www.magnusmundi.com/poco-superprofundo-de-kola (texto)
http://struckbyenlightning.wordpress.com/2009/11/19/well-to-hell-96 (imagem)

Nenhum comentário: