04 agosto, 2022

A Bruxa do 71

Angelines Fernández, atriz espanhola naturalizada mexicana, conhecida por representar o papel de Dona Clotilde ("a Bruxa do 71"), no programa humorístico do Chaves.


Mas o que muitos não sabem: é que esta mulher participou da guerrilha que lutou contra o ditador espanhol Francisco Franco, depois que ele assumiu o poder após o fim da guerra civil espanhola.
Do passado como insurgente na Espanha ao exílio no México
Com o triunfo do golpe militar em 1939, iniciou-se na Espanha um regime repressivo que Franco conseguiu estender por quase 40 anos. Os anos iniciais do pós-guerra foram os mais difíceis. Por razões políticas e ideológicas, milhares de pessoas passaram a ser perseguidas pela ditadura franquista. Entre os insurgentes, estava Angelines Fernández.
Temendo a prisão, a tortura e a eliminação física, ela deixou a Espanha, emigrando para o México em 1947, quando tinha apenas 25 anos.
No país asteca, ela permaneceu pelo resto de sua vida, mesmo após a morte de Franco e a restauração da democracia em sua terra natal. E viria a se tornar uma atriz mundialmente conhecida. Depois de participar de várias produções, incluindo alguns filmes da Idade de Ouro do cinema mexicano, ao lado de Cantinflas e outros artistas renomados, Angelines decidiu se aposentar em 1991.
Três anos depois, a milhares de quilômetros de distância do país que a viu nascer, ela morreu de câncer pulmonar causado pelo tabagismo.

Relacionados:
Chaves, Seu Madruga, Professor Girafales, A Chiquinha, Quico, Seu Barriga e Nhonho (a publicar)

Nenhum comentário: