14 agosto, 2022

Minha candidatura

AA: Antônio Bruno / José Saccomani
Cantor: Caco Velho (*)
Álbum "Vida Noturna"

Comunico a meus amigos que vou me candidatar
Pois concorro a um cargo
(Dessa vez vou legislar!)
Já tenho um programa de alcance nacional
Em cada Escola de Samba eu tenho um cabo eleitoral
Se eu for eleito ordeno a abertura de cassinos
Precisamos de divisas, incentivo ao turismo
Farei uma curriola entre membros do Senado
Regulando o divórcio (pois papai tá enrascado)
Para a assimilação do imigrante estrangeiro
Vou obrigar assim que chegue a aprender tocar pandeiro
Amparar as profissões de boêmio e de sambista
Vou isentar de todo imposto a quem for malabarista
Para dar mais incentivo à industria nacional
Vou pedir aos meus amigos da coluna social
Pra fazer com que o granfino, que sem a moda não passa
Ao entrar numa boate peça um gole de cachaça
Mas se houver uma surpresa:
Se o papai for derrotado
Apelo para ignorância
E dou um golpe de estado
(Se o Lott me deixar e se o Lacerda me ajudar...)



(*) Cantor, compositor e ritmista que inspirou Germano Mathias, Mateus Nunes (Caco Velho) nasceu no Rio Grande do Sul, no dia 12 de março de 1920, e morreu em 14 de setembro de 1971, em São Paulo, onde desenvolveu sua carreira. O apelido ele ganhou, ainda na infância, devido a um sucesso de Ary Barroso ("Caco Velho", 1934) que costumava cantar enquanto vendia balas e cigarros num tabuleiro pelos bares da cidade. De vendedor, ele acabou passando a músico de um desses bares, fazendo o ritmo em caixa de fósforos, tamborim e pandeiro com uma habilidade que acabou por levá-lo para o rádio, onde passou a integrar um conjunto regional. "Ele começou como pandeirista. Era muito bom, tinha muito ritmo. Um dia faltou o cantor, ele foi quebrar o galho e se consagrou", diz Germano, que teve no gaúcho o modelo para seu modo de cantar, um estilo cheio de bossa, que compensava a voz pequena. Aos 22 anos de idade, Caco Velho venceu um concurso de músicas carnavalescas com o samba "Eu ando à procura", superando ninguém menos que Lupicínio Rodrigues, que ficou em segundo lugar. Para espanto geral, Caco Velho emplacou outro samba, "Que coisa louca", em terceiro lugar. Aos 24 anos, compôs a toada "Mãe Preta", sua primeira música gravada (com Piratini). Em 1944, já em São Paulo, gravou o primeiro disco, pela Odeon, com os sambas "Briga de gato" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) e "Maria caiu do céu" (em parceria com Nilo Silva). Nos anos 50, já conhecido como "O Sambista Infernal", Caco Velho chegou a gravar músicas nordestinas, seguindo uma onda da indústria fonográfica, mas logo voltou ao samba, gênero no qual imprimiu sua marca. "Ninguém dividia como ele", diz Germano. (Samuel Machado, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJqEnQ7qA-k)

Nenhum comentário: