12 agosto, 2022

Palavras japonesas de origem portuguesa

A existência de numerosas palavras japonesas de origem portuguesa resulta da chegada ao Japão dos portugueses em 1542-1543, sendo estes os primeiros europeus a aportar e a estabelecer um fluxo contínuo e direto de comércio entre o Japão e a Europa. Durante os séculos XVI e XVII, no chamado período Nanban, jesuítas portugueses, assim como espanhóis, empreenderam um grande trabalho de catequização que só foi destruído com as perseguições religiosas no início do Período Edo, culminando na expulsão dos jesuítas em 1639, quando o cristianismo passou à clandestinidade.

REVOLTA DE SHIMABARA: OS ÚLTIMOS SAMURAIS CRISTÃOS. Pouco
conhecida fora do Japão, a sangrenta revolta marcou a perseguição dos cristãos
pelo Xogum e o início de uma era em que os japoneses se isolaram do mundo.

Foram os portugueses os primeiros a traduzir o japonês para uma língua ocidental, no dicionário Nippo Jisho ou "Vocabvlário da Lingoa de Iapam", compilado por missionários jesuítas como João Rodrigues e publicado em Nagasaki em 1603. Este dicionário de japonês-português explicava 32 000 palavras em japonês traduzidas para português.
Portanto, foi inevitável que algumas palavras da língua japonesa tenham se originado do português. A maior parte destas palavras referem-se a produtos e costumes que chegaram pela primeira vez ao Japão através dos comerciantes portugueses. O número de palavras portuguesas no japonês é, segundo Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, mais de quatrocentas. No auge da influência portuguesa no Japão terão existido cerca de quatro mil palavras.
Não há registro de palavras da língua portuguesa que tenham chegado ao japonês devido à imigração japonesa no Brasil, entretanto o japonês falado no Brasil incorpora, como esperado, várias palavras do português falado no "Burajiru", digo, no Brasil. 
Tempura 
O nome dos empanados fritos de legumes é certamente de origem portuguesa, mas não se origina, provavelmente, da palavra "tempero" como se conta popularmente. No século XVI, os católicos abstinham-se de comer carne nos dias de têmporas [liturgia], os três dias de jejum semanal, em cada uma das quatro estações do ano. Os portugueses no Japão, como bons católicos, comiam nestes dias apenas legumes e peixes, que frequentemente eram empanados e fritos, para espanto do japoneses que os consumiam crus ou cozidos. Os japoneses cristianizados pelos Jesuítas também passaram a consumir alimentos fritos durante as têmporas e, assim, a palavra "têmpora" passou a ser associada no Japão aos empanados de legumes.

Nenhum comentário: