24 agosto, 2022

A personificação do Saci

Quem mais contribuiu para construí-la foi o escritor Monteiro Lobato. Em seu livro "O Saci", um preto velho chamado tio Barnabé (na gravura), descreve o Saci a Pedrinho: 

O saci não faz maldade grande, mas não há maldade pequenina que não faça.

Tio Barnabé ainda ensinou a capturar o Saci, usando uma peneira. Disse que o melhor momento é em dias de vento, quando aparecem os rodamoinhos nos quais se mete o capetinha. Especialmente no 24 de agosto, dia de São Bartolomeu, tido como o mais ventoso do ano no Brasil, quando todos os diabos andam soltos pela terra. Desde Portugal, há a crença de que o santo teria poderes para vencer os representantes de satanás. Também seguro dessa "verdade", o preto velho finalizou seus ensinamentos:

"… se a peneira foi bem atirada e o saci ficou preso, é só dar jeito de botar ele dentro de uma garrafa e arrolhar muito bem. Não esquecer de riscar uma cruzinha na rolha, porque o que prende o saci na garrafa não é a rolha e sim a cruzinha riscada nela. É preciso ainda tomar a carapucinha dele (o barrete frígio) e a esconder bem escondida. Saci sem carapuça é como cachimbo sem fumo."


Fonte: Sumidoiro's Blog

Nenhum comentário: