13 junho, 2022

Onde a grama é mais verde (2)

"A grama é sempre mais verde do outro lado da cerca" expressa a ideia de que a situação das outras pessoas sempre parece melhor do que a nossa. O provérbio traz uma advertência implícita de que, na realidade, a grama é igualmente verde do seu lado e que você deveria estar satisfeito com o que tem.
"Algumas pessoas nunca ficam satisfeitas em lugar nenhum. A grama sempre parece um pouco mais verde do outro lado da cerca." (The Kansas Farmer, fevereiro de 1917)
Como também costuma ser abreviado, "A grama é sempre mais verde ..." é um ditado proverbial do início do século XX.
Existem variantes anteriores, tanto no Reino Unido quanto nos EUA, que são efetivamente a mesma frase, como neste exemplo do jornal The Public Press da Pensilvânia , de agosto de 1897:
"As minas [de ouro de Klondyke] são maravilhosas, mas provavelmente não tão maravilhosas como representadas. A grama é sempre mais verde, sabe, mais longe."
Erma Bombeck (1927 — 1996) foi uma humorista americana que alcançou grande popularidade por sua coluna de jornal que descrevia a vida em uma casa suburbana a partir de meados da década de 1960 até o final dos anos 1990.De 1965 a 1996, ela escreveu mais de 4.000 colunas de jornal narrando a vida comum de uma dona de casa suburbana do meio-oeste, com amplo e, por vezes, eloquente humor. Na década de 1970, suas colunas foram lidas, duas vezes por semana, por 30 milhões de leitores de 900 jornais dos Estados Unidos e Canadá. Erma Bombeck também publicou 15 livros, dos quais muitos se tornaram bestsellers.  Foi título de um deles no Brasil:
"A grama sempre cresce mais verde em cima da fossa." (Editora Record, 1976).

Nenhum comentário: