11 junho, 2022

Hocus Pocus

Hocus Pocus (pseudolatim) é um encantamento utilizado por mágicos do século XVI com a função de criar um ar de mistério em suas performances.
A origem do termo permanece obscura. Alguns acreditam que deriva da forma latina empregada na eucaristia católica romana, quando o sacerdote diz "hoc est corpus" (este é o corpo). Esta tese não é muito aceita, pois os mágicos não ousariam ofender a Igreja Católica (cuja autoridade moral era respeitada na época) usando o momento mais sagrado de sua celebração religiosa numa forma vulgar como truques de mágica. Esta visão, porém, reflete uma perspectiva exclusivamente católica, pois justamente no século XVII ocorreu o movimento da reforma religiosa cristã, em que os protestantes contestavam que a missa fosse conduzida em latim, dando preferência ao uso das línguas locais, para que os fiéis pudessem entender os ensinamentos da Bíblia. Não é a toa que uma variação a esta frase, usada nos países protestantes, notadamente na Países Baixos, soasse "Hocus pocus pilatus pas", em que o nome 'pilatus' também constitui uma óbvia referência a Pôncio Pilatos, personagem do Novo Testamento.
O "Hocus Pocus" deixou seus vestígios na língua inglesa e, talvez, seja a raiz de uma outra palavra, "hoax", que significa "farsa".

Expressões mágicas em ordem escalafobética:
Abracadabra
Abre-te, Sésamo
Hocus Pocus
Pirlimpimpim

Nenhum comentário: