28 junho, 2022

A hipótese do olho cooperativo

Ao contrário de outros primatas , os seres humanos têm olhos com um contraste de cor distinto entre a esclera branca, a íris colorida e a pupila escura. Isso se deve principalmente à falta de pigmento na esclera.


A hipótese do olho cooperativo é uma explicação proposta para a aparência do olho humano. (*) Isso sugere que as características visíveis distintivas do olho evoluíram para tornar mais fácil para os humanos seguirem o olhar de outra pessoa enquanto se comunicam ou trabalham juntos em tarefas.

(*) Kobayashi, H. and S. Kohshima 2001. Unique morphology of the human eye and its adaptive meaning: comparative studies on external morphology of the primate eye. Journal of Human Evolution (40) (5): 419-435.

Um comentário:

Nelson Cunha disse...

A maioria esmagadora dos mamíferos têm a esclera branca.Algumas pessoas têm esclera muito fina e por transparência vemos o tecido uveal pigmentado subjacente o que dá a impressão de que a pigmentação é da esclera.Por que então só nos humanos a esclera se destaca? Porque nossa abertura palpebral é ampla o que permite ver parte da esclera e a iris no seu centro.Abra os olhos do seu pet e confirme a alvura da esclera deles. É preciso,portanto,duvidar da afirmação de que somos diferentes dos demais mamíferos nesse quesito. Nós temos muita expressividade no olhar por conta da complexa musculatura palpebral que nos permite exprimir sentimentos.

Quem não usou esse recurso para flertar?
E aquele olhar fuzilante do papai após a peraltice?
E a doçura do olhar da amada que arrebata seu coração?
E o olhar furtivo da menina que passa e faz um checkup completo da sua aparência antes de completar com um sorriso de agrado?
E o misterioso olhar da Madona de Leonardo da Vinci?
E o olhar de olhos fechados da amante quando se revela submissa durante o ato?

Há um livro muito interessante sobre a valor do olhar na literatura . Foi escrito pelo Professor Abreu Fialho, falecido catedrático de oftalmologia da UFRJ.
O título é " O Mundo dos Olhos".