30 junho, 2022

Por que as frutas mudam de cor?

Um processo semelhante (Ver: Por que as folhas mudam de cor?) ocorre à medida que os frutos amadurecem do verde para os vários tons do vermelho, roxo, laranja ou amarelo.
Dois séculos após a descoberta da clorofila, uma nova geração de cientistas armada com um novo arsenal de ferramentas até então inimagináveis (dessa forma permanente como a ciência nos revela as novas camadas de realidade quando abandona suas suposições), colocou bananas em vários estágios de maturação sob luz UV e descobriu que, à medida que a fruta amarela favorita do mundo amadurece e sua clorofila se decompõe, ela não apenas revela a xantofila do amarelo, mas produz o catabólito de clorofila hmFCC – um composto fluorescente azul anteriormente desconhecido.
Pesquisa subsequente encontrou sinais desse pigmento azul na hera do diabo. Como é emocionante pensar que algo que descobrimos há dois séculos, algo que a natureza criou há mais de um bilhão de anos, quando as primeiras plantas verdes evoluíram de procariontes, ainda pode brilhar com mistério - um microcosmo molecular da emoção final: o conhecimento de que, por mais que pode descobrir, a natureza nunca deixará de se encher de surpresas prontas para a colheita. 
E como é humilhante pensar que nós também somos animais fazendo o melhor para dar sentido ao mundo com suas limitações de criatura – animais cuja visão evoluiu para atingir o pico em uma faixa tão estreita do espectro, na pequena faixa de comprimento de onda entre vermelho e violeta, cego para tudo entre ondas de rádio e raios cósmicos, cego para luz ultravioleta. Mas se fôssemos borboletas ou renas, abelhas ou salmão vermelho, as bananas poderiam ser azuis.
A poética astrônoma Maria Mitchell captou isso melhor em sua observação arrependida e arrebatadora de que "temos uma fome da mente que pede o conhecimento de tudo ao nosso redor, e quanto mais adquirimos mais desejamos" e, no entanto, "atingimos e esticamos todos os nervos, mas agarramos apenas um pedaço da cortina que esconde o infinito de nós".

Extraído de: The Marginalian. Tradução: PGCS

Nenhum comentário: