06 junho, 2022

Museu das Falsificações


O pessoal do Museum of Forgeries (Museu das Falsificações) se deu bem ao demonstrar que "más vale maña que engaño" numa operação conjunta com o coletivo de arte MSCHF ( de mischieff, travessura), e na qual obteve bons lucros. A coisa foi assim: eles compraram um original de Andy Warhol por $ 20.000, fizeram 999 cópias indistinguíveis do original e venderam as mil obras (999 falsas e uma autêntica) por $ 250 a unidade.
O contrato de venda incluía a promessa de que alguém ficaria com o original aleatoriamente. Resultado: 250.000 dólares para o cofre, alguém feliz por ter um original de Warhol e 999 outros que acham que podem tê-lo graças ao engenhoso esquema.
O título das obras é "Cópia de 'Fadas', de Andy Warhol, com a possibilidade de que seja real" (2021), assinado pelo MSCHF, de 42 × 32 cm, em tinta sobre papel. Como detalhe curioso, no Museu das Falsificações nem sequer tiveram de se esforçar muito para fazer as cópias, uma vez que o trabalho de copiar foi feito por seus robôs, linha a linha. Ao final, eles destruíram todos os vestígios de qual folha era o original.
"As réplicas que produzimos no Museu seguem este caminho: eliminamos as aberrações das mãos humanas, substituindo-as pelas dos braços robóticos. É o sonho dos industriais de todo o mundo: a obsolescência da humanidade."
Oh, a humanidade!

Nenhum comentário: