22 junho, 2022

O papel de parede de Oscar Wilde

A jornalista e romancista Claire de Pratz tornou-se amiga de Oscar Wilde durante seu último período em Paris. Wilde morreu em 1900. O escritor Léon Guillot de Saix entrevistou Pratz e outros para um artigo intitulado "Souvenirs Inédits Sur Oscar Wilde" ("Memórias Inéditas sobre Oscar Wilde"), que publicou no periódico semanal "L'Européen" de Paris, em 1929. Pratz contou a Saix sobre o quarto de hotel em que Wilde ficou durante seus últimos dias.
Ele morava em um quarto mobiliado miserável no Hotel d'Alsace, na rue des Beaux-Arts. E ele, que fora o esteta da nobreza londrina, sofreu terrivelmente com essa miséria para ele simbolizada pelo pavoroso papel de parede de "estilo moderno" com flores de chocolate em um fundo azul. 
"Veja, minha querida criança, disse-me ele, há um duelo de morte entre mim e o meu papel de parede. Um ou outro de nós tem que ir. Será meu papel de parede ou eu."
Outra fascinante peça de evidência indireta para a história do papel de parede apareceu no diário pessoal da influente figura literária irlandesa Lady Gregory. Uma entrada datada de 1928 referia-se a uma carta que ela havia recebido duas décadas antes, em 1908, do conhecido poeta irlandês William Butler Yeats:
"Recebi uma carta de Paris, de dezembro de 1908, de WB Yeats. Diz que conheceu na casa de Maud Gonne, ontem à noite, um amigo de Oscar Wilde que lhe contou uma estranha e heróica história sobre Wilde. Ele morreu em grande agonia, enfiando a mão na boca para parar de chorar. Ele estava em grande pobreza, muitas vezes sem dinheiro para comprar comida, e declarou que era seu papel de parede que o estava matando. 'Um de nós precisava ir', disse ele."

Nenhum comentário: