28 agosto, 2021

Os telhados das Bermudas

Um dos critérios para ilhas "habitáveis" é a presença de água doce. Bermudas não atendiam a este critério: sem nascentes, sem lagos, sem riachos de montanha. No entanto, eram tão belas que aqueles que queriam morar lá estavam determinados a encontrar uma solução. Agora, estas ilhas são o lar de 65.000 pessoas. Onde eles conseguem a água potável?
Os bermudenses estão entre as pessoas que mais se preocupam com a água no mundo ocidental, e essa consciência está construída em suas casas. O branco ofuscante do calcário Bermuda Roof - um conceito arquitetônico de captura de chuva que remonta ao século 17 - é o único responsável por tornar a vida humana possível no meio do Oceano Atlântico. O telhado de cada casa é obrigatório, por lei, a captar e redirecionar a chuva para cisternas subterrâneas que servem como fonte primária de água doce para os ilhéus. Embora inicialmente concebidos como um meio de sobrevivência, os telhados elegantes tornaram-se um marco estético.
"Arquitetonicamente, as Bermudas realmente não mudaram", diz Guilden Gilbert, nascido e criado nas Bermudas. "É improvável que você veja qualquer design moderno na arquitetura da ilha, o que eu acho que é realmente uma coisa boa".
Os telhados não são apenas úteis para a coleta de água, eles são resistentes (inclusive a furacões). Alguns deles estão lá há centenas de anos.



No século 20, o crescimento da indústria do turismo (hoje em distante segundo lugar para os serviços financeiros) significou a chegada de hordas de continentais sedentos, principalmente americanos. Por volta dessa época, foram desenvolvidas suas primeiras usinas de dessalinização, que usam osmose reversa para produzir água doce. Bermudas agora preenchem todas as suas necessidades de água de forma consistente, mas a chuva capturada em seus Bermuda Roofs ainda é, de longe, a maior fonte.

Fonte: http://www.atlasobscura.com/articles/bermuda-roofs-water

Bermudas têm o nome do marinheiro espanhol Juan de Bermúdez, que descobriu as ilhas em 1505. Embora sejam também referidas no singular (Bermuda), consistem em 181 ilhas; a maior destas ilhas é conhecida como Ilha Principal. A capital das Bermudas é Hamilton. O território é governado internamente com sua própria constituição por um gabinete de ministros selecionados entre os membros da câmara baixa de um Parlamento que promulga leis locais. Como governo nacional, o Governo do Reino Unido, que é responsável por garantir a governança nos Territórios Britânicos Ultramarinos, reponde pela defesa e pelas relações externas das Bermudas.

Citernas no Semiárido: 1, 2 e 3 (A Cisterna "Chapéu do Padre Cícero")

Nenhum comentário: