05 agosto, 2021

Theodor Morell: médico ou charlatão?

Hitler era um governante absoluto sem nenhum superior formal. Ele reforçava isso ao injetar deliberadamente arbitrariedades nas cadeias de comando nos níveis mais altos do estado nazista, dividindo para governar. Mas Hitler permitia que dois indivíduos, Martin Bormann e Theodor Morell, controlassem de forma surpreendente sua agenda, tarefas e saúde, de 1942 em diante. Eles não eram seus superiores, é claro, mas se tornaram extremamente poderosos.
Morell, um charlatão, era seu médico pessoal. Para horror de outros médicos, Morell usou Hitler para testar todos os tipos de drogas que supostamente aumentam a vitalidade. Hitler recebia injeções diárias e visivelmente se deteriorava, fazendo com que vários altos oficiais nazistas e militares se preocupassem com a estabilidade mental do ditador.
Theodor Gilbert Morell (1886 - 1948, na foto ao lado) foi o médico particular do führer alemão Adolf Hitler. Era conhecido na Alemanha por seus tratamentos não convencionais.
Theodor Morell iniciou suas atividades médicas em um navio, e cresceu na carreira, especializando-se em doenças de pele e doenças venéreas. Serviu durante a I Guerra Mundial, trabalhou com atletas olímpicos, atores e atrizes do cinema alemão e personalidades da política antes de Hitler.
Com a ascensão do nazismo, foi aventada a possibilidade de Morell ser judeu devido à cor de sua pele. Perdendo a clientela, ele se filiou ao partido nazista para afastar qualquer rumor. Conheceu o líder nazista num jantar em 1936, quando receitou um medicamento que fez efeito quase instantaneamente em Hitler, o que fez Morell receber a confiança do Führer. Antes já havia tratado o fotógrafo de Hitler, Heinrich Hoffman, e a mãe de Eva Braun, Franziska Braun.
Apesar de Morell ter treinamento médico e ter praticado medicina antes de conhecer Hitler, foram feitas investigações pelos Aliados sobre seu passado e ele então passou a ser retratado como um charlatão. Historiadores tem especulado se seus tratamentos foram responsáveis pela débil saúde de Hitler. Aproveitando-se das relações que adquiriu ao ser médico pessoal de Hitler, enriqueceu e montou fábricas de remédios patenteados, aumentando ainda mais sua fortuna.
Ao final da Segunda Guerra, Morell não foi preso ou mesmo julgado, pois não havia participado do holocausto, e também não foi um entusiasta do nazismo. Morreu em 1948, de causas naturais.
https://www.quora.com/Who-was-Hitlers-superior/answer/Ray-Lancaster-2
https://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_Morell

Nenhum comentário: