10 agosto, 2021

O leilão de Nyan Cat

O criador do popular Nyan Cat decidiu comemorar o aniversário de 10 anos de seu GIF animado vendendo um ativo digital conhecido como NFT - um token não fungível - em um leilão. A venda, realizada pela nova NFT Marketplace Foundation, trouxe um colossal 300ETH - contabilizado em uma criptomoeda chamada Ethereum - ou o equivalente em dólares americanos a aproximadamente $ 561.000.
O preço disparou nos 30 minutos finais de licitação de 15ETH (cerca de $ 18.000), depois de ter começado por volta de 3ETH ($ 5.000).
"Foi uma loucura", disse o artista, Chris Torres, ao Artnet News. "No início, o leilão estava indo muito devagar, então não achei que receberia tantos lances, mas houve uma guerra selvagem de lances perto do fim. Parte de mim estava pensando, isso não pode ser real. Não houve jeito."
Então, o que exatamente é Nyan Cat? O gato cinza pixelado é uma volta aos personagens de videogame dos anos 1980 vistos em Pac-Man ou Atari. Ele voa em linha reta através de um cenário noturno estrelado, com um fluxo de cores do arco-íris atrás dele. Tudo isso é acompanhado de uma trilha sonora de techno implacavelmente alegre. O vídeo de mais de três minutos carregado no YouTube em 2011 gerou dezenas de memes depois, incluindo um vídeo de 10 horas de Nyan Cat em repetição e um com 50 memes diferentes de recriações do gato original. No entanto, o NFT para a obra é único, observou Torres.
"Obrigado por acreditar em Nyan Cat todos esses anos", disse Torres em um tweet após a venda. "Espero que isso inspire futuros artistas a entrar no universo #NFT para que possam obter o reconhecimento adequado por seu trabalho."

http://news.artnet.com/market/nyan-cat-nft-sells-for-560000-1945679
http://www.pcmag.com/how-to/wtf-is-an-nft-the-latest-cryptocurrency-craze-explained
http://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/03/22/primeiro-post-do-twitter-e-vendido-por-us-2-9-milhoes-como-nft.ghtml

Nenhum comentário: