19 agosto, 2021

Biomimética - 2

É a ciência que estuda a natureza, seus modelos, sistemas, processos e elementos e, em seguida, imita ou tira inspiração criativa deles para resolver problemas humanos de forma sustentável.
Os cupins no Zimbábue constroem montes gigantescos dentro dos quais cultivam um fungo que é sua principal fonte de alimento. O fungo deve ser mantido a exatamente 87 graus F, enquanto as temperaturas externas variam de 35 graus F à noite a 104 graus F durante o dia. Os cupins alcançam esse feito notável abrindo e fechando constantemente uma série de aberturas de aquecimento e resfriamento ao longo do monte ao longo do dia. Com um sistema de correntes de convecção cuidadosamente ajustadas, o ar é sugado na parte inferior do monte, descendo para cercados com paredes lamacentas e subindo por um canal até o pico do monte de cupins. Os laboriosos cupins cavam constantemente novas aberturas e fecham as antigas para regular a temperatura.


O edifício Eastgate Center, em Harare, Zimbábue, em grande parte feito de concreto, possui um sistema de ventilação que funciona de maneira semelhante. O ar externo que é aspirado é aquecido ou resfriado pela massa do edifício, dependendo de qual está mais quente, o concreto do edifício ou o ar. Em seguida, é ventilado para os andares e escritórios do edifício antes de sair pelas chaminés no topo. O complexo também é composto por dois edifícios lado a lado separados por um espaço aberto coberto por vidro e aberto à brisa local.
O ar é continuamente sugado deste espaço aberto por ventiladores no primeiro andar. Em seguida, ele é empurrado para cima nas seções verticais de suprimento de dutos que estão localizadas na coluna central de cada um dos dois edifícios. O ar fresco substitui o ar viciado que sobe e sai pelas portas de exaustão nos tetos de cada andar. Por fim, ele entra na seção de exaustão dos dutos verticais antes de ser liberado para fora do prédio pelas chaminés.
O Eastgate Center usa menos de 10% da energia de um edifício convencional do seu tamanho. Essas eficiências se traduzem diretamente no resultado final: os proprietários da Eastgate economizaram US $ 3,5 milhões apenas por causa de um sistema de ar condicionado que não precisou ser implementado. Além de serem ecoeficientes e melhores para o meio ambiente, essas economias também chegam aos inquilinos, cujos aluguéis são 20% mais baixos do que os dos ocupantes dos prédios ao redor.
Quem poderia imaginar que a replicação de designs criados por cupins não apenas forneceria uma solução sólida de controle do clima, mas também a maneira mais econômica para os humanos funcionarem em um contexto desafiador?

Green Building in Zimbabwe Modeled After Termite Mounds, INHABITAT

Nenhum comentário: