15 setembro, 2019

Andando para trás sem olhar

É uma cena básica em qualquer filme de palhaçada. Tentando uma foto mais ampla, um fotógrafo caminha de costas (sem olhar) e tropeça em algo. Divertido, talvez, mas em certas ocasiões também perigoso.



Estranho, então, que na literatura acadêmica sobre segurança e ergonomia, quase não há estudos acadêmicos sobre essa síndrome onipresente. Na verdade, só parece haver um - o experimento prático que o ergonomista profissional Dr. Kenneth Nemire, da Califórnia, criou para investigar o assunto.
Dois pesquisadores pediram a transeuntes que os fotografassem, mas acrescentaram um pedido para que o prédio atrás deles fizesse parte do cenário. Um terceiro pesquisador (invisível) ficou gravando os eventos em vídeo. Mais tarde, os vídeos foram analisados ​​para ver quantos passos os fotógrafos deram para trás e também se olhavam para trás.
A pesquisa revelou que, embora a maioria dos 39 participantes tenha olhado para trás antes de caminhar para trás, uma proporção significativa deles não o fez (13%). Não é uma porcentagem alta, talvez, mas tendo em mente o número de pessoas em todo o mundo que tiram fotos em qualquer dia, ainda é um número alto de acidentes potencialmente divertidos (ou, talvez, não tão divertidos).
Nenhum fotógrafo se feriu neste estudo observacional.
Via Improbable Research

Referência: Walking Backwards Without Looking: An Observational Study. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting. Volume: 56: 1, páginas: 685-689, dezembro de 2016.
https://doi.org/10.1177/1071181312561143

Ler também: Andando em círculos, Blog EM

Nenhum comentário: