05 setembro, 2019

Como os manifestantes de Hong Kong estão lidando com o gás lacrimogênio

Uma dica meio subversiva do Jaime Nogueira:
Como escapar do gás lacrimogênio quando os gentis e delicados cavalheiros da PM partirem para cima de você em seu próximo protesto. Glück alf, negada...
  • Um vídeo viral mostra um manifestante em Hong Kong neutralizando um cartucho de gás lacrimogêneo, prendendo-o em uma garrafa térmica.
  • Um especialista em gás lacrimogêneo avalia as maneiras de neutralizar o agente químico.
  • Os produtos químicos encontrados no wasabi e na mostarda ativam os mesmos receptores nervosos que o gás lacrimogêneo.
Você provavelmente já viu este vídeo viral de um manifestante em Hong Kong, arrancando uma lata de gás lacrimogêneo do chão, colocando-a em uma garrafa térmica e selando a tampa. Então ele sacode. O que sai da garrafa térmica é uma pilha de lodo cinza escuro.
Alguns sugeriram que o manifestante neutralizou a caixa de gás lacrimogêneo com água, enquanto outros disseram que o nitrogênio líquido fez o truque. Então, um usuário do Twitter relatou que o manifestante no vídeo o procurou e revelou o conteúdo do contêiner: lama.
Se verdadeiro, é simples, eficaz e fácil de encontrar.
Mas estávamos curiosos sobre por que o gás lacrimogêneo é tão frequentemente usado em tumultos e, principalmente, como neutralizá-lo. Por isso, procuramos Sven Eric Jordt, um farmacologista da dor e toxicologista da Duke University, para saber mais.
Jordt diz que o agente do gás lacrimogêneo ativa receptores nos nervos sensoriais periféricos, uma rede sinuosa de fibras nervosas encontradas em todo o corpo. "Quando você é exposto à fumaça, isso queima seus olhos", diz Jordt.
Os efeitos podem ser horríveis (aula de demonstração na Escola de Instrução Especializada, no Realengo - GB, em 1972). Os expostos ao gás lacrimogêneo relataram tosse, inflamação respiratória e até ataques de asma. Pode queimar os olhos e a pele, deixando as vítimas incapacitadas por horas. Vômitos e náuseas também foram relatados.
Jordt e seus colegas descobriram anteriormente que o receptor ativado pelo gás lacrimogêneo também é ativado por produtos naturais, como os produtos químicos encontrados na mostarda e no wasabi. Mas o gás lacrimogêneo é muito mais potente, diz ele.
A lama definitivamente daria certo, diz Jordt. "Isso extinguiria os componentes em chamas, bloquearia o suprimento de oxigênio do cartucho e as aberturas por onde o aerossol sai."
Mas Jordt não estava convencido pelo vídeo de que havia água no recipiente. "Parece que um pó saiu com a carga", diz ele. "Se houvesse água lá dentro, você veria a água saindo."
Se houvesse nitrogênio líquido no contêiner, como sugeriu um tweet, Jordt diz que "esfriaria enormemente a carga e interromperia a reação química". Mas provavelmente haveria muita névoa saindo do contêiner.
"Também é possível que a carga seja extinta apenas colocando-a na garrafa térmica", diz Jordt. "É difícil dizer. Existem opções diferentes aqui. "O que quer que estivesse lá (refresco não é), foi eficaz para interromper a reação".

Jennifer Leman, POPULAR MECHANICS (3 de setembro de 2019)

Os grifos são nossos. PGCS

Nenhum comentário: