07 setembro, 2019

O segundo hino de nossa nacionalidade

Ary Barroso compôs "Aquarela do Brasil" no início de 1939, numa noite de chuva torrencial, que o obrigou a ficar em casa, contrariando seus hábitos. Antes que a chuva terminasse, ainda teve inspiração para compor outra obra-prima, a valsa "Três lágrimas".
Com "Aquarela do Brasil", Ary Barroso pretendeu fazer, segundo o site Cifrantiga, "uma declaração de amor ao Brasil. É a obra mais representativa de grande fase de sua carreira (1938-1943), em que ele completa um processo de refinamento de seu repertório, incorporando-lhe requintes até então inusitados em nossa música popular. E como foi preferencialmente um compositor de samba, é neste gênero que melhor empregará esses requintes, de forma especial nos chamados sambas-exaltação, um novo tipo de música do qual é inventor e "Aquarela do Brasil", o paradigma. No que esse gênero ofereceria em qualidades e defeitos, esta composição apresenta em suas características fundamentais: os versos enaltecedores de nosso povo, nossas paisagens, tradições e riquezas naturais, a melodia forte, sincopada, sonoridades brilhantes tudo isso apresentado num crescendo, do prólogo ao final apoteótico, que procura transmitir uma visão romântica e ufanista".
"Aquarela do Brasil" é uma das mais populares canções brasileiras de todos os tempos. Sua primeira gravação aconteceria em 1939, por Francisco Alves, acompanhado por orquestra que executava um arranjo de Radamés Gnattali, grandiloquente como exigia a composição. Com esta gravação iniciava-se sua monumental discografia, que incluiria figuras como Sílvio Caldas, Antônio Carlos Jobim, Radamés Gnattali, o próprio Ary Barroso, Carmen Miranda, Elis Regina, Gal Costa, Tim Maia, João Gilberto, Erasmo Carlos, Caetano Veloso e Clara Nunes (vídeo), entre outros.
A carreira internacional de "Aquarela do Brasil" começou por Hollywood, em 1943, quando Walt Disney a incluiu no filme "Alô Amigos". No mesmo ano, gravada por Xavier Cugat, fez grande sucesso nos Estados Unidos, quando chegou a ultrapassar a marca de um milhão de execuções. Também gravaram esta composição as orquestras de Morton Gould, Billy Vaughn (em "La Paloma", de 1959, eu possuía este LP), Ray Conniff, Tommy e Jimmy Dorsey e os superastros Bing Crosby e Frank Sinatra.
A partir de então, popular no Brasil e no exterior, "Aquarela do Brasil" se consagraria como uma espécie de segundo hino de nossa nacionalidade.



Na página específica, a Wikipédia traz uma grande relação dos usos de "Aquarela do Brasil" na cultura popular: cinema e televisão. O último deles em 2017, em Star Wars - Episódio VIII.

Nenhum comentário: