16 setembro, 2019

Homenagem a Lupicínio Rodrigues

O cantor e compositor Lupicínio Rodrigues (Porto Alegre, 16 de setembro de 1914 - Porto Alegre, 27 de agosto de 1974)  faria 105 anos nesta segunda-feira, 16.
Por isso, o doodle na página inicial do Google o homenageia com uma ilustração em que ele é representado com o microfone na mão, substituindo as letras "oo" da logo do buscador. Ao lado de Lupicínio há um coração que se parte ao meio, em alusão ao samba "dor-de-cotovelo" ("sofrência", no português do Brasil de hoje, e "heartbreak", em inglês), um estilo que ele cultivou e pelo qual ficou conhecido. Como de costume, o clique no conteúdo leva o usuário a uma lista de resultados de busca relacionados ao cantor.


Suas canções foram gravadas por muitos cantores brasileiros, sendo o intérprete mais famoso delas o cantor Jamelão, que gravou dois álbuns exclusivamente com composições de Lupicínio.
Dentre as suas composições mais gravadas, estão:
"Felicidade", "Cadeira vazia", "Nervos de aço", "Vingança", "Ela disse-me assim", "Nunca", "Esses moços", "As aparências enganam", "Torre de Babel", "Se acaso você chegasse", "Dona Divergência", "Maria Rosa", "Há um Deus", "Brasa", "Quem há de dizer" e "Volta".
Lupicínio também escreveu o Hino Oficial do Grêmio, de Porto Alegre-RS.

Nenhum comentário: