23 setembro, 2019

El Móstoles Balompié

O mito da Terra Plana já foi suficientemente desacreditado pelos cálculos de Eratóstenes, circunavegações náuticas, voos aeronáuticos, viagens espaciais e pelas pesquisas da Estação Espacial Internacional,
Eratóstenes de Cirene (276 aC. - 195 aC.) foi a primeira pessoa a calcular a circunferência da Terra e o fez com uma precisão notável. Sem sair do Egito, o matemático grego calculou-a em 30.960 km, com um erro de apenas 1,6 por cento. Seus contemporâneos o apelidavam de Beta, a segunda letra do alfabeto grego, pois ele era supostamente o segundo melhor do mundo em quase todos os campos.
https://blogdopg.blogspot.com/2014/05/o-beta.html
No vídeo abaixo, Carl Sagan explica como Eratóstenes calculou a circunferência da Terra há cerca de 2.200 anos.



A primeira circunavegação da Terra foi realizada pela expedição Magalhães-Elcano, que partiu de Sevilha, Espanha em 1519 e retornou em 1522, depois de cruzar os oceanos Atlântico , Pacífico e Índico.
Com o surgimento da aviação comercial, no século 20, a circunavegação da Terra passou a ser direta,  durando apenas dias ou horas em vez de anos. Hoje, o desafio de circunavegar a Terra mudou para desafios de velocidade, de resistência humana e de utilizar-se de métodos menos convencionais.
Incluir-se na franja da sociedade que acredita que a Terra é plana é um retrocesso sem explicação. Nos últimos 500 anos, acumulam-se as provas do formato arredondado do planeta, bastando a gente  entrar num avião para ver a curvatura da Terra, e temos ainda a tecnologia da geolocalização, as imagens da Terra a partit do espaço etc.
Vejam esta notícia:
Em junho de 2019, o clube de futebol da terceira divisão espanhola Móstoles Balompié mudou de nome para Flat Earth FC, por decisão do ex-futebolista e presidente do clube, Javi Poles, que acredita na teoria da Terra Plana.
"El primer club del mundo que lucha por divulgar la verdad del mundo en el que vivimos."
https://twitter.com/FlatEarth_FC
Há pessoas que escolhem acreditar em coisas sem sentido. Será que, daqui para fente, vão querer jogar com uma bola em forma de disco?

Um comentário:

Fernando Gurgel disse...

Michael Shermer, no livro "Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas", tenta explicar essas crenças absurdas.