09 janeiro, 2019

Galileu explica seu novo método de observar o Sol

Em 1612, na segunda carta a Marc Welser, Galileu explicou seu novo método de observar o Sol:
O método é este: direcione o telescópio para o Sol como se fosse observá-lo. Tendo focado e estabilizado, exponha uma folha de papel branca e plana a cerca de 30 cm da lente côncava; sobre ela se projetará uma imagem circular do disco solar com todas as manchas, exatamente com a mesma simetria como estão no Sol. Quanto mais o papel for movido para longe do tubo, maior será a imagem e melhores serão os pontos representados. Assim, eles serão vistos sem causar danos ao olho, mesmo o menor deles - que, quando observado através do telescópio, dificilmente pode ser percebido, e ainda assim com fadiga e lesão para os olhos.”
Anteriormente, ele havia observado o Sol apenas diretamente ao nascer e ao se pôr.
(http://pballew.blogspot.com/2018/08/on-this-day-in-math-august-12.html#links)
Istoria e dimostrazioni intorno alle macchie solari - seconda lettera
Galileu e as cartas sobre as manchas solares:a experiência telescópica contra a inalterabilidade celeste, Marcelo Moschetti

Há uma pintura interessante no Rijksmuseum, um museu nacional holandês dedicado às artes e à história em Amsterdã, mostrando as várias formas pelas quais as pessoas viram um eclipse solar em 1642. À esquerda, um homem aponta para uma bacia com água. Dois homens veem o eclipse com um espelho. Outros olham para o sol através de um pedaço de vidro.
(http://pballew.blogspot.com/2018/08/on-this-day-in-math-august-12.html#links)

Nenhum comentário: