28 janeiro, 2019

Nós saberemos

Na idade de 68 anos, o matemático David Hilbert, de acordo com os regulamentos da Universidade de Göttingen, aposentou-se. Foi quando proferiu o segundo grande discurso de sua carreira. Ele contém a famosa frase "Wir mussen wissen. Wir werden wissen" (Nós devemos saber, nós saberemos). Estas palavras otimistas estão inscritas sobre o túmulo de Hilbert, em Gottingen.
Emil du Bois-Reymond sustentava que a natureza da matéria e da consciência humana permaneceriam sempre incognoscíveis. Hilbert refutou essa visão pessimista com um espírito de otimismo científico.
"Não devemos acreditar naqueles que hoje, com um ar filosófico e um tom de superioridade, profetizam o declínio da cultura e estão presunçosos em sua aceitação do princípio do ignorabimus. No lugar desse insensato ignorabimus, deixemos que, ao contrário, nossa resolução seja: Nós devemos saber, nós saberemos."
Hilbert viveu para ver os nazistas expulsarem muitos dos proeminentes membros do corpo docente da Universidade de Göttingen, em 1933. Um ano depois, Hilbert participava de um banquete e estava sentado ao lado do novo ministro da Educação, Bernhard Rust. Rust então perguntou se "o Instituto de Matemática" realmente sofreu muito por causa da partida dos judeus". E Hilbert respondeu: "Sofreu? Não existe mais, não é?"

Nenhum comentário: