07 janeiro, 2019

O mergulhador que salvou a catedral

No início do século XX, grandes rachaduras começaram a aparecer nas paredes maciças e tetos arqueados da Catedral de Winchester. Alguns eram largos o suficiente para que corujas pudessem entrar. Os pedaços de pedra caíam no chão.
Winchester fica em um vale do rio Itchen - com muita água subjacente. Você ainda pode ver uma inclinação distinta em algumas paredes de sua extremidade leste.
Então, William Walker, um mergulhador experiente que trabalhava no estaleiro de Portsmouth, foi chamado.
A partir de 1906, Walker trabalhou sob a água abaixo da Catedral por seis horas por dia, a profundidades de até 6 metros. Ele trabalhou na escuridão total, usando as mãos nuas para sentir seu caminho através da água turva.
Seu enorme e pesado traje de mergulho demorava muito para que vestisse. Então, quando ele parava para o almoço, ele tirava apenas o capacete. Ele também, às vezes, fumava um cachimbo por achar que isso mataria algum germe.
Levou seis anos para escavar as trincheiras inundadas e preenchê-las com sacos de concreto. Quando ele terminou, todas as águas subterrâneas puderam ser bombeadas e as paredes inferiores apoiadas com segurança por pedreiros
Em 1911, uma equipe de 150 operários da qual ele fazia parte integrou as bases com cerca de 25 mil sacos de concreto, 115 mil blocos de concreto e 900 mil tijolos. Em seguida, uma linha de contrafortes imponentes foi adicionada ao lado sul da catedral e, finalmente, o prédio estava seguro.
Infelizmente, ele morreu com apenas 49 anos, durante a grande epidemia de gripe espanhola de 1918. Desde então, a história inspiradora desse homem modesto e trabalhador capturou a imaginação pública e sua fama cresceu constantemente.
Você encontrará uma pequena estátua dele em seu traje de mergulho, segurando seu enorme capacete, na extremidade da Catedral.

The diver who saved the cathedral, WINCHESTER CATHEDRAL

No diagrama acima, da Popular Science de 1912, dois homens operam uma grande bomba no nível do solo. Abaixo deles, parado em uma plataforma logo acima do nível da água, o assistente do mergulhador controla o ar e as linhas de comunicação para o mergulhador enquanto ele se move em torno da trincheira. Walker, no fundo, segura um saco de concreto que acabou de ser baixado para ele. As trincheiras eram geralmente mais longas e mais estreitas do que aqui descritas, e a água deveria ser impenetravelmente mais turva pelos sedimentos.
(https://www.futilitycloset.com/2018/03/12/podcast-episode-192-the-winchester-diver/)

Nenhum comentário: