31 janeiro, 2019

A descoberta da estrutura molecular do DNA

Rosalind Elsie Franklin (25 de julho de 1920 - 16 de abril de 1958, com 37 anos)
Rosalind  foi uma pesquisadora nascida em uma família judia britânica que contribuiu para a descoberta da estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA), o constituinte dos cromossomos que codifica a informação genética.
Foto 51: mostrando o padrão
de difração de raios X do DNA
A partir de 1951, fazendo fotografias de DNA por difração de raios X, ela suspeitou da forma helicoidal da molécula (pelo menos nas condições que ela havia usado em seu trabalho). Rosalind também realizou estudos em cristalografia sobre a estrutura do RNA, dos vírus e do grafite.
Em 1962, pela confirmação da estrutura de dupla hélice do DNA, James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins compartilharam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.
Ela havia morrido de câncer, quatro anos antes de o Prêmio Nobel ser concedido a eles. Watson, que conhecia os trabalhos de Rosalind (inclusive a famosa Foto 51), sugeriu que ela deveria ter recebido o Prêmio Nobel de Química, juntamente com Wilkins. Mas, como é do conhecimento até do reino mineral, o Comitê Nobel não faz nomeações póstumas.

Ler também: A dupla hélice do ADN podia ter dado um Nobel da Química.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um sonho escrito com uma data se torna uma meta.
Uma meta dividida em etapas se torna um plano.
Um plano apoiado pela ação se torna realidade.

Nenhum comentário: