22 junho, 2017

Espécies animais extintas que a Ciência poderá trazer de volta

Ao longo dos milênios, animais foram extintos na Terra por razões diferentes. Às vezes, o desaparecimento foi devido a uma mudança dramática no clima. Outras vezes, foi por causa da intervenção humana.
Avanços na ciência, especificamente na área da biotecnologia, podem permitir que os cientistas venham a trazer alguns desses animais "de volta" da extinção, e há 25 espécies já na lista.
O mamute, o rinoceronte lanoso, o tigre tasmaniano, o moa e o pássaro dodô, entre outros.
Em geral, ajuda se há uma espécie ainda viva hoje que seja geneticamente próxima ao animal extinto, como os elefantes com relação aos mamutes.
Há também outros critérios a considerar antes de trazer um animal de volta da sepultura: suas implicações biológicas e ecológicas.
Os cientistas devem ser capazes de mostrar que a espécie é desejável por ter uma função ecológica importante ou por ser amada pelos seres humanos. E eles também devem considerar questões práticas, como a de ter acesso a tecidos da espécie com amostras de DNA de boa qualidade.
Além disso, são detalhes importantes para a espécie a ser reintroduzida na natureza: o habitat, alimentos suficientes e o contato limitado com os seres humanos.
Infelizmente, dinossauros pontuam mal nesses quesitos e, por isso, provavelmente não vai ser fácil termos um verdadeiro Jurassic Park.


O dodô é talvez o animal extinto mais famoso. Evoluiu sem nenhum predador natural. Mas os seres humanos que chegaram a sua ilha natal, Maurício, mataram a todos eles por comida. Em 2007, os cientistas encontraram o melhor esqueleto de dodô preservado, que pode conter valiosas amostras de DNA.

Nenhum comentário: