25 junho, 2017

Samba erudito

de Paulo Vanzolini



São Pedro, nome original Simão; um dos apóstolos de Cristo; o primeiro bispo de Roma e, por isso, primeiro Papa; o detentor do mais longo pontificado da história (cerca de 37 anos).
Santos Dumont, aeronauta e inventor brasileiro; projetou, construiu e pilotou os primeiros balões dirigíveis com motores a gasolina; o Pai da Aviação.
Piccard, físico, inventor e explorador suíço; inventor do batiscafo, espécie de submarino utilizado para pesquisas a grandes profundidades; Auguste e seu irmão gêmeo Jean Piccard foram também balonistas.
Olavo Bilac, jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro do período literário parnasiano; membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Churchill, político e estadista britânico; famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.
Pôncio Pilatos, governador da província romana da Judeia entre os anos 26 e 36 d.C.; condenou Jesus à morte na cruz, apesar de nele não ter encontrado culpa alguma.
Além disso, filipetas e cadilaque
A origem do termo filipeta remonta à década de 1950 quando Luís Filipe de Albuquerque emitiu notas promissórias sem lastro em um golpe muito divulgado pela imprensa brasileira à época, configurando-se num dos mais famosos casos de estelionato do século XX no Brasil.
Cadillac é uma marca automotiva da General Motors. O grande investimento em marketing e publicidade, durante as décadas de 1950 e 1960, fundamentaram o nome Cadillac e seu aportuguesamento para cadilaque como sinônimos de carros luxuosos.

Nenhum comentário: